Com Priscila Nunes / Especial
O visual valorizado, bom nível de equipamentos, espaço e conforto compatíveis com a proposta de um sedã familiar, o Cronos Precision 1.8 com transmissão manual repete as características da versão de câmbio automático. O diferencial no conjunto propulsor fica com o câmbio e corresponde à mesma opção Argo. O Fiat Cronos Precision 1.8 e.Torq Flex Manual 2019 custa de R$ 68.590 à quase R$ 80.000 com todos os opcionais.
Rodamos cerca de 600 quilometros com Cronos 1.8 manual que repetiu às principais características dos modelos anteriores. Claro com diferenciais do conjunto propulsor, acabamento e recursos eletrônicos que personalizam cada versão.
A jornalista Priscila Nunes lembrou que das cinco versões do Cronos, já testamos quatro:
- Rodamos com a opção na cor branca mas achei a marrom, que vimos na rua, demais. Fiquei surpresa pelo desempenho do 1.8 Precision com câmbio manual que permitiu aproveitar melhor o motor, principalmente nas perimetrais e rodovias -.
Nas ruas de Porto Alegre e nas estradas da região metropolitana, o câmbio manual fez a diferença. “Com a troca de marchas macia e engates precisos, tivemos retomadas rápidas de velocidade. Gostei. Foi só pisar o acelerador que o motor respondeu e garantiu ultrapassagens fáceis”.
A jornalista, que prefere o câmbio automático, destacou o desempenho do conjunto propulsor em trechos íngremes.
Também em ruas e estradas com redutores de velocidade, quebra-molas e buracos.
- Foi tranquilo dirigir o Cronos, que andou bem, mas no trânsito congestionado, lombadas e irregularidades do pavimento, exigiu a troca de marchas. Nestas situações, o câmbio automático garantiu mais conforto - enfatizou Priscila.
Os 135 cv e força (torque) de 18,8 kgfm (gasolina) a 139 cv e força de 19,3 kgfm (etanol) do motor 1.8 E.torqQ Flex foram bem distribuídos pelo câmbio manual de cinco marchas. Os freios com ABS, sistemas de distribuição de frenagem seguraram bem o sedã e Priscila destacou o sistema de partida em rampa que auxiliou sempre que necessário.
O trabalho da engenharia da Fiat na calibragem da suspensão às características do sedã foi perfeita. O comportamento foi bom quanto o do hatch. "Bem acertada, firme, mas macia, não comprometeu o conforto e absorveu as irregularidades do pavimento. A inclinação da carroceria foi mínima nas curvas mais fechadas com o auxilio dos controles de estabilidade e tração”.
O consumo de combustível foi muito próximo ao da versão com o câmbio automático de seis velocidades. Nossas médias ficaram de 10,8 km/l a 12,5 km/l na cidade conforme o fluxo de trânsito. Na estrada, variaram de 16,3 km/l a 18,5 km/l na velocidade constante de 80 km/h, e de 13,7 km/l a 15,9 km/l a 110 km/h.
Com acabamento, espaço e conforto do Cronos 1.8 com câmbio automático, a versão com transmissão manual acomoda bem quatro adultos. Priscila destacou a distribuição do espaço interno do sedã que tem 4.36 metros de comprimento e distânca entre eixos de 2,52 m .O porta-malas do sedã leva 525 litros, fator importante para Priscila.
-Cabem duas malas que geralmente levo para praia ou para a Serra, além de mais outras duas grandes de alguma amiga, por exemplo”- destacou.
- Um dos pontos positivos é o acabamento interno, impecável com detalhes em preto e cinza. Os materiais do revestimento foram bem selecionados e a central multimídia, completa, foi fácil de usar - disse a jornalista.
Direção elétrica, volante multifuncional, o quadro de instrumentos analógico digital, o banco do condutor têm regulagem de altura. “Como nas demais demais versões, a central multimídia de tela de sete polegadas sensível ao toque e interativa com os sistemas Android Auto e CarPlay funcionou bem e conectou fácil com o iPhone.
O Cronos Precision 1.8 tem ar-condicionado automático, câmera de ré, sensores de estacionamento, controlador eletrônico de velocidade, retrovisores, vidros e travas das pontas com acionamento elétrico e sistema ISOFIX. Mais monitoramento da pressão dos pneus, auxilio de partida em rampa, iluminação diurna (DRL) em LED e faróis auxiliares de neblina, entre outros itens.
Bem equipad0, o Cronos 1.8 Precision acirrou a concorrência com o Chevrolet Prisma, o líder do segmento, Hyundai HB20S, Toyotas Etios e Yares, e o VW Virtus nas versões básicas.
O sedã Fiat conta com cinco versões, opções de motores 1.3 e 1.8 e câmbios manual de cinco marchas, automatizado GSR, também de cinco marchas, e automático de seis velocidades.
Conclusão: O comportamento do Cronos Precision 1.8 com transmissão mecânica ficou próximo ao da versão com câmbio automático e ao do hatch Argo na mesma opção. Bom espaço, conforto, segurança dos irmãos sedãs, o câmbio manual melhorou o desempenho sem comprometer o consumo de combustível se o condutor dispensar a condução mais esportiva. Bem equipado, os equipamentos opcionais comprometem a relação custo/beneficio.