Com Priscila Nunes / Especial
O visual anabolizado, robusto e invocado reforçaram o porte do FreeStyle. O conjunto propulsor, suspensão e direção foram modificadas e acompanharam o apelo aventureiro da nova versão do Ka. A altura de rodagem aumentou, o compacto agregou mais tecnologia e o interior recebeu acabamento e recursos exclusivos. O Ford Ka FreeStyle 2019 custa R$ 67.990.
A opção aventureira marcou a evolução do Ka e os principais aperfeiçoamentos foram depois incorporados nas versões mais sofisticadas da linha 2019. O acerto das modificações garantiu ao compacto Ford o terceiro lugar entre os carros mais vendidos no país em 2018 e por pouco não foi o segundo. Teve 103.268 registros, ficou cerca de duas mil unidades atrás do Hyundai HB20 (105.506), mas bem distante do primeiro, o Chevrolet Onix.
A cor forte e os detalhes pretos chamaram a atenção nas ruas e estradas. Rodamos por 700 quilômetros em percursos urbanos e rodovias para o Litoral.
A jornalista Priscila Nunes ficou surpresa como o FreeStyle atraiu os ocupantes de outros e carros e nos estacionamentos. "Pelos olhares parecia que o Ka era um carro tunado ou estrangeiro".
Grade e para-choques com apliques metálicos, faróis com máscara negra e cobertura cromada, retrovisores e protetores plásticos pretos nas laterais, rack no teto em alumínio e rodas exclusivas de liga leve e 15 polegadas destacaram o visual do Ka na versão FreeStyle.
Quando a jornalista entrou no Freestyle sua atenção foi direta para a central multimidia Sync 3. “A tela de 6,5 polegadas parecia flutuar, sou curiosa pelos recursos e logo conectei o Apple CarPlay (também é interativa com o Android Auto) para executar a minha playlist”.
Câmera de ré, sistema de som e navegação e aplicativos interagiram com o Sync3. Na ida para o Litoral, as duas entradas USB permitiram a recarga da bateria dos nossos celulares.
Os bancos tem revestimento em couro e tecido com costuras aparentes.
O aumento da altura de rodagem do aventureiro para 18,8 centímetros, 1,7 cm a mais em relação às demais versões, e apenas 1,2 cm menos do que o EcoSport, melhorou a rodagem nas ruas e estradas precárias. As rodas são de liga leve, 15 polegadas e os pneus 185/60 R15.
- Ao combinar as características de um hatch com as de um utilitário esportivo, o FreeStyle rodou com conforto no asfalto perfeito. Também enfrentou sem medo o pavimento irregular, lombadas, quebra-molas e estradas de terra – disse Priscila.
A direção elétrica precisa, facilitou o comando do FreetSyle. Absorveu a maioria das irregularidades do pavimento e da terra batida sem transmitir vibrações. Na estrada, os controles de estabilidade e de tração ajudaram em trechos mais sinuosos e velocidades mais elevadas.
O comportamento do Ka melhorou com novo motor três cilindros Dragon 5 em relação ao antigo 1.5 Sigma. Os 128 cv (gasolina) e 15,5 kgfm (gasolina) a 136 cv e 16,1 kgfm (etanol) puxaram, e muito bem, o aventureiro que pesa apenas 1.137 quilos. A distribuição da potência e força foi perfeita pelo também novo câmbio automático de seis velocidades.
- A troca de marchas atendeu às necessidades do trânsito nas ruas e estradas, mas como estrou acostumada, senti falta das borboletas atrás do volante para o uso sequencial - .
A suspensão reforçada com a recalibragem dos amortecedores e adoção de batente hidráulico na frente melhorou a rodagem, principalmente no piso irregular. Também o aperfeiçoamento do eixo traseiro e o aumento de três centímetros da distância entre as rodas.
Com 3,95 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,57 m de altura e distancia entre-eixos de 2,49 m, o FreeStyle tem bom espaço na frente e acomoda dois adultos no banco traseiro.
O revestimento interno combina couro e tecido com costuras aparentes.
O Freestyle conta também com ar-condiciondo, retrovisores, vidros e travas das portas elétricos, seis air-bags (frontais, laterais e de cortina), controle de partida em rampa e sistema anticapotagem, entre outros.
Conclusão: Bem equipado, visual robusto, a principal virtude da versão aventureira urbana do Ka foi ignorar as irregularidades comuns nas nossas péssimas ruas e estradas. O compacto FreeStyle rodou tranquilo, teve bom desempenho e recursos eletrônicos auxiliaram a condução e aumentaram a segurança. O problema foi a capacidade do porta-malas que limitou a bagagem em viagens.