O segmento mais disputado do mercado brasileiro foi também um dos que mais cresceu em 2018 e avançará ainda mais neste ano. Dos 2.566.235 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, mais de 500 mil foram utilitários esportivos. Considerando apenas carros de passeio, representaram mais de 20%. O Jeep Compass, apesar médio, ficou em décimo na classificação geral e superou hatchs e sedãns compactos, e até mesmo modelos menores do seu segmento.
A disputa no segmento de utilitários esportivos aumentará com a chegada de novos modelos, como o Volkswagen T-Cross, ou de opções recém lançadas nos últimos meses de 2018. São mais de 40 modelos nacionais e importados, compactos, médios e grandes, além de diversos chamados aventureiros urbanos, veículos derivados de hatchs compactos.
O médio Jeep Compass, o SUV mais vendido, superou hatchs e sedans médios e inclusive modelos compactos do seu segmento.
O utilitário fabricado em Goiana (PE) foi o décimo na classificação geral com 60.284 registros e ampla vantagem sobre os concorrentes.
O Hyundai Creta liderou os compactos com quatro modelos separados por três mil unidades.
O Hyundai Creta, 15º na geral, teve 48.976 emplacamentos Foi seguido pelo, Honda HR-V – 47.959 (16º), Nissan Kicks – 46.812 (17º) e Jeep Renegade – 46.344 (18º).
A posição elevada de conduzir com a sensação de maior segurança e a combinação da robustez de um utilitário com o conforto, a sofisticação e o espaço de um sedã ou station-wagon atraem quem precisa de um carro para o uso diário na cidade e para viagens com a família nos finais de semana.
O avanço dos utilitários esportivos ocorre com a queda dos hatchs e sedans médios e a redução das stations wagon, em que o único modelo nacional deixará de ser produzido nos próximos meses.
As poucas opções são importadas e do segmento premium.
Utilitários esportivos mais vendidos
Posição modelo geral registros
1º - Jeep Renegade (10º) – 60.284
2º - Hyundai Creta (15º) – 48.976
3º - Honda HR-V (16º) – 47.956
4º - Nissan Kicks (17º) – 46.812
5º - Jeep Renegade (18º) – 46.344
6º - Ford EcoSport (24º) – 34.497
7º - Renault Captur (32º) - 26.504
8º - Chevrolet Tracker (33º) – 26.100
9º - Renault Duster (36º) – 23.579
10º Honda WR-V (48º) – 14.797
Fonte: Fenabrave