Na segunda geração, com mais de 350 mil unidades vendidas, o Leaf é um veículo 100% elétrico. A Nissan confirmou nesta quarta-feira (26) a presença do hatch elétrico no seu estande do Salão do Automóvel de São Paulo 2018, onde também estarão diversas versões da picape Frontier, agora montada na Argentina. O Salão do Automóvel ocorrerá de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo.
A venda do Leaf no Brasil ocorrerá em 2019 quando também deverá chegar a outros mercados da America Latina como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, entre outros.
No país, o hatch Nissan aproveitará os incentivos do programa do governo Rota 2030 que dá incentivos fiscais para os veículos elétricos e híbridos.
Produzido em larga escala, na nova geração o Leaf traz visual renovado, maior autonomia e avançadas tecnologias.
O carro elétrico é montado no Japão, Estados Unidos e Inglaterra.
O Leaf, destaca o fabricante, é ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar o modo de condução e impulsão dos veículos e a integração na sociedade para atingir um futuro com zero emissão e zero acidente.
O novo Leaf conta com motor elétrico de 150 cv e força (torque) de 32,6 kgfm combinado com câmbio automático continuo variável (CVT). A autonomia é de 240 km, nos Estados Unidos, e de 280 km, no Japão, mas deverá aumentar para 320 km.
A recarga completa da bateria de íon-litio de 40 kwh, que equipa o Leaf, leva 16 horas com corrente de 3 kW ou oito horas com sistema de 6 kW. Pelos dados da Nissan, é possível a recarga rápida de 80% da capacidade em 40 minutos.
Maior e mais baixo em relação ao modelo anterior, foram mantidas a largura e o entre eixos.
Com 4,48 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,54 m de altura e distancia entre eixos de 2,70 m, o Leaf leva cinco passageiros.
Além de diversos recursos eletrônicos de condução semiautônoma e de conectividade, o novo Leaf traz o sistema e-Pedal que permite ao condutor controlar a movimentação do carro apenas pelo acelerador. A pressão aplicada ao pedal dá partida, acelera, desacelera e para o veículo.