Com PRISCILA NUNES / Especial
O espaço, o conforto, a robustez e o desempenho compatível com o conjunto propulsor colocaram o Duster entre as principais opções do seu segmento. Atualizado na linha 2017 com aperfeiçoamentos no visual, interior e nos componentes mecânicos e eletrônicos, no modelo 2018 o câmbio automático contínuo variável (CVT) renovou o comportamento do Renault. A combinação do motor 1.6 16V SCe com a transmissão XTronic foi perfeito e qualificou a condução do utilitário esportivo compacto. O Renault Duster Dynamique 1.6 16V SCe CVT custa a partir de R$ 85.990.
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A dirigibilidade do Duster melhorou e ficou mais sensível com o câmbio contínuo variável. Sem pretensões esportivas, o novo conjunto mecânico garantiu respostas mais rápidas com aceleração progressiva. A transmissão simula seis velocidades e agilizou o desempenho do SUV ao pisar mais forte no acelerador ou pela troca sequencial de marchas sem trancos e que melhoraram o desempenho.
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Os 118 cv (gasolina) a 120 cv(etanol) e força (torque) de 16,2 kgfm do 1.6 16 CV SCe foram bem distribuídos pelo câmbio CVT nas rodas dianteiras.
A direção com assistência eletro-hidráulica e a suspensão foram macias mas firmes e garantiram a sensação de segurança, principalmente na estrada em velocidades elevadas.
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Concordei com a jornalista Priscila Nunes, que dividiu a condução do Duster Dynamique 1.6 16V SCe por mais de 600 quilômetros.
Na cidade, o utilitário rodou tranquilo, o câmbio automático evitou a troca constantes de marchas e “ a altura elevada do solo – 21 centímetros – ajudou quando não conseguimos desviar dos buracos e cuidar para não furar um pneu”.Na estrada, o Duster foi bem dentro dos limites do 1.6 16V SCe e até surpreendeu pelo comportamento melhor em relação à versão com transmissão mecânica. Claro que sentiu o peso em trechos de Serra.
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A suspensão bem calibrada ajudou no conforto sem transmitir irregularidades do pavimento. Com o auxílio dos controles de estabilidade e tração também garantiu boa estabilidade em curvas mais acentuadas sem inclinação exagerada da carroceria. O Duster enfrentou tranquilo a terra batida e a areia da beira da praia.
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Os 1.240 quilos do Duster não comprometeram o consumo de combustível. Pelo Inmetro, o SUV abastecido com gasolina o SUV faz 10,3 km/l na cidade e 10, 8 km/l na estrada. No test-drive registramos de 10,2 km/l a 10,8 km/l no perímetro urbano e de 10, 6 km/l a 13,7 km/l no percurso rodoviário em velocidade constante de 80 km/h.
-A função Eco em conjunto com o piloto automático gastou menos combustível mas reduziu o desempenho -, ponderou a jornalista.
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O interior do Duster chamou a atenção de Priscila com os bancos e laterais das portas revestidos em couro de dois tons e detalhes cromados e em preto brilhante.
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A jornalista gostou do volante funcional, dos comandos do som e da visualização do quadro de instrumentos, mas estranhou a localização do piloto automático e do modo Eco, em posição baixa e quase escondidos. Também sentiu falta do teto-solar que permite mais entrada de luz.
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- Com 4,32 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,68 m de altura e distancia entre-eixos de 2,67 m, o espaço interno impressionou.
Acomodou bem condutor e acompanhante e, no banco traseiro, três adultos com conforto, o que não ocorreu com outros concorrentes que testamos.
As bagagens também viajaram folgadas no porta-malas de 475 litros – mais amplo do que os rivais.
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O Duster 1.6 Dynamique traz ar-condicionado, central multimídia Media NAV Evolution com tela de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz, navegação por GPS, rádio, Bluetooth, interação com smartphones, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. As informações do sistema Eco Driving também são visualizadas na tela..
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Conclusão: O visual renovado valorizou o robusto Duster que oferece o maior espaço interno entre os seus concorrentes. Bom conforto, os recursos eletrônicos melhoraram a condução e aumentaram a segurança.
O desempenho do 1.6 16V Dynamique CVT é compatível com um utilitário compacto familiar sem pretensões esportivas e ficou melhor em relação ao modelo com transmissão manual.