A trajetória do Cayenne, lançado em 2002, acompanhou a evolução dos esportivos Porsche, consagrados no mundo pela tradição de alto desempenho. Com aperfeiçoamentos contínuos, a terceira geração do utilitário alemão desembarca no país em três versões. O Porshe Cayenne custa de R$ 423 mil, na versão inicial, a R$ 733.000, na Turbo.
Com vendas globais que superam 800 mil registros, dos quais mais de cinco mil no Brasil, o Cayenne cresceu, recebeu modificações visuais, novos motores mais potentes e câmbio automático de oito velocidades. Para completar, recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam a segurança.
O crescimento das vendas da Porsche nas Américas e Europa compensou a queda na China, seu maior mercado, Ásia e Oriente Médio. No primeiro semestre, o crescimento global foi de 3% com 130.593 unidades. O Macan puxou as vendas com 46.600 unidades seguido pelo Cayenne.
Apesar das dificuldades da economia brasileira, no primeiro semestre a Porsche vendeu 722 unidades, salto de 30% em relação ao mesmo período de 2017. O Macan liderou com 263 unidades, seguido pelo 718 com 139 e o Cayenne com 132.
Maior e mais largo, na terceira geração o Cayenne ganhou 6,3 centímetros no comprimento, manteve a distância entre-eixos de 2,89 metros e ficou nove milímetros mais baixo.
O porta-malas ganhou 100 litros e agora leva até 770 litros.
O novo 4D Chassis otimiza o comportamento de direção e garante maior conforto e estabilidade. O sistema evita rolagem e torção da carroceria facilitando a condução esportiva sem comprometer o conforto.
O visual robusto foi valorizado pelos vincos do capô, entradas centrais de ar da grade ativa e faróis em LEDs. Os para-lamas cresceram. As portas e os retrovisores foram redesenhados. Na traseira, novas tampa, lanternas 3D em LED, faixa luminosa e para-choque com difusor. O spoiler, na continuidade do teto, tem diferentes ajustes.
Como opcional, o Cayenne pode ser ser equipado com o Porsche Dynamic Light System (PDLS), que possui diferentes modos de iluminação, como luzes de curva e autoestrada. Também com os novos faróis de LED Matrix e PDLS Plus de 84 diodos diodos luminosos, controláveis individualmente.
O luxuoso acabamento interno do Cayenne utiliza materiais nobres como o couro e aço. O quadro de instrumentos traz duas telas full HD de sete polegadas nas laterais com informações da condução e do veículo, separadas pelo conta-giros analógico. As telas podem ser personalizadas e acionadas pelo volante multifuncional.
A central multimídia do Porsche Communication Management conta com tela sensível ao toque full HD de 12,3 polegadas também operada por comando de voz. Como opcional, o Cayenne pode trazer assistentes de ponto cego, de visão noturna com câmera termográfica e de troca de pista com reconhecimento de sinalizações de trânsito. Também com o Park Assistent com Surround View.
O Cayenne traz o novo motor V6 3.0 turbo de 340 cv e força (torque) de 45,9kgfm de torque. O Cayenne S conta com o V6 2.9 biturbo de 440 cv e 56,1kgfm, enquanto o Cayenne Turbo esbanja o V8 4.0 de 550 cv e força de 78,5kgfm. Todos atuam em conjunto com o novo câmbio Tiptronic S de oito velocidades e tração ativa nas quatro rodas.
A opção de entrada acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 245km/h. A intermediária S faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 265 km/h. A Turbo, acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos e chega aos 286km/h.
O Cayenne Turbo tem freios a disco revestidos em carboneto de tungstênio, sistema de tração integral com bloqueio de diferencial e seletor de modos de condução em cascalho, na lama, areia e pedras. A suspensão tem sistema pneumático e o Porsche Dynamic Chassis Control Sport integrado ao eixo traseiro direcional que impede a a rolagem lateral.
Original no Cayenne Turbo, o pacote Sport Chrono é opcional nas versões de entrada e intermediária (S), conta com quatro modos de condução, tecla sport response, controle de largada, cronômetro e modo PSM Sport.
No asfalto e na terra
Rodar com o Cayenne foi uma experiência provocativa ao exigir atenção e continuo cuidado com o acelerador para não cometer infrações. Foram 140 quilômetros, dos quais 15 na terra. Ótima posição elevada de dirigir e generoso espaço. No asfalto, o S flutuou e o silêncio mascarou o limite da velocidade de 120 km/h como se fosse a metade ou menos. Sobrou potência, e muita, ao V6 2.9 biturbo com os 440 cv e 56,1 kgfm bem distribuídos pelo câmbio automático de oito velocidades, com trocas de marchas imperceptíveis, e a tração ativa nas quatro rodas. A suspensão ignorou irregularidades da pista.
O trecho de terra com pedras soltas e curvas acentuadas não assustaram o Cayenne. A direção precisa e a suspensão absorveram irregularidades como buracos, desníveis e as chamadas costela de vaca. Os controles eletrônicos ajudaram corrigindo a trajetória do utilitário esportivo familiar.
Versões e preços
Porsche Cayenne
Cayenne - R$ 423.000
Cayenne S - R$ 523.000
Cayenne Turbo - R$ 733.000
Fonte: Porsche
Viagem a convite da Porsche