O concorrido mercado de utilitários esportivos ganha uma nova opção no segmento de sete lugares. Montado no Uruguai com componentes chineses, o X80 chega em versão única e proposta de um veículo familiar premium que valoriza a relação custo/benefício. O Lifan XS80 2.0 Turbo tem preço sugerido de R$ 129.777.
No segmento em que são poucos os modelos de sete lugares, a estratégia da Lifan será oferecer o X80 bem equipado e preço abaixo dos concorrentes. Quase R$ 30 mil menos em relação ao Peugeot 5008, o crossover mais próximo, mas com mais recursos. Também do Mitsubishi Outlander e do VW Tiguan Allspace. A expectativa da marca chinesa é vender 120 unidades por mês.
Porte avantajado, linhas retas com cantos levemente arredondados, a ampla área envidraçada completa o conjunto sóbrio do X80. O visual é destacado pela grade com barras horizontais cromadas e logotipo da marca. O grupo óptico conta com iluminação diurna (DRL) em LED e faróis auxiliares de neblina nas pontas do para-choque.
Nas laterais, linha de cintura alta, rodas de aro 19 polegadas e moldura que acompanha toda a base inferior a partir do para-choque. Generosas lanternas ligadas por barra cromada. luzes de neblina e duplo escapamento completam a traseira.
Com 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,76 m de altura e distância entre-eixos de 2,79 m, o interior do X80 tem sete lugares em três filas de bancos. O porta-malas leva de 200 litros, na configuração normal, 900 litros com o terceiro banco rebatido, e até 2.500 litros com os bancos das duas fileiras rebatidos.
Acesso por aproximação, partida por botão, a direção tem assistência elétrica e o volante é multifuncional. Bancos do condutor e acompanhante com ajuste elétrico, ar-condicionado automático com saídas nas segunda e terceira fila de bancos. O quadro de instrumentos digital permite três configurações de grafismo e informações.
A central multimídia com tela de oito polegadas interativa com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rádio, viva-voz, Bluetooth e entrada USB, controlador eletrônico de velocidade, sensores de crepúsculo e de estacionamento dianteiro e traseiro. O teto solar e o freio de estacionamento tem comando eletrônico.
Seis airbags – frontais, laterais e de cortina, os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e sistemas eletrônicos auxiliar de frenagem de emergência, de estabilidade e tração. Ainda assistentes de partida e descida em rampa e para redução de inclinação em mudanças bruscas.
O motor 2.0 TSI turbo, injeção direta, a gasolina, gera 184 cv de potência e força (torque) de 28,6 kgfm. Atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades, troca sequencial de marchas, modo esportivo e tração dianteira. As suspensões independentes nas quatro rodas são do tipo McPherson, na dianteira, e multi-link, na traseira.
Conforme a Lifan, nos testes para homologação do veículo no Brasil, o consumo médio foi de 9,89 km/litro de gasolina (cidade/estrada). Na cidade foi de 8,39 km/l e na estrada, 12,27 km/l.