A evolução do CR-V é marcante, do visual mais agressivo à maior potência do conjunto propulsor passando pelo sofisticado interior e avançados recursos eletrônicos. Os aperfeiçoamentos fazem a diferença no comportamento do utilitário esportivo médio que remete ao sedã Accord. Importado dos Estados Unidos na versão topo de linha, o Honda CR-V Touring 4x4 custa R$ 179.900.
A transferência da produção do México para os Estados Unidos e a venda em torno de 30 mil unidades por mês na América do Norte reduziram o volume de importação do CR-V. O aumento do preço em cerca de R$ 20.000 é justificado pela Honda como decorrência de impostos, evolução do modelo, novos recursos e características de um carro premium. Até o final do ano chegarão apenas 500 unidades que serão distribuídas entre os 220 pontos de venda. Os principais concorrentes do SUV Honda serão o Chevrolet Equinox, o Jeep Compass, Peugeot 3008, Hyundai Tucson e versões do Audi Q3 e BMW X1.
O visual agressivo é marcado por vincos na dianteira, capô, laterais e traseira. A ampla grade de fechamento ativo (melhora a aerodinâmica) separa os faróis afilados em full LED com iluminação diurna e auxiliares de neblina também em LED. Os para-lamas largos, as rodas de alumínio de 18 polegadas e as colunas mais estreitas destacam as laterais. Na traseira, o aerofólio acompanha a curvatura do teto, as lanternas em LED invadem as laterias e o duplo escapamento ressalta a esportividade. Para completar, um sensor abaixo do para-choque permite abrir e fechar o porta-malas com o movimento do pé.
O novo CR-V compartilha a arquitetura do Accord e do Civic. Maior, mais largo e alto em relação ao modelo anterior, são 4,591 metros de comprimento, 1,855m de largura, 1,667 m de altura e distância entreeixos de 2,66 m. A altura do solo avançou e chega aos 20,8 cm.
As novas dimensões do utilitário esportivo favoreceram o espaço interno e permitiram o aumento de 5,3 centímetros no espaço para as pernas no banco traseiro. A área para a bagagem também cresceu e varia de 522 litros a 1.084 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O interior espaçoso, sofisticado e funcional remete ao do Accord com refinamento e uso de materiais nobres e macios ao toque. Sóbrio, no padrão da montadora japonesa, combina couro com detalhes cromados, em preto brilhante e apliques que simulam madeira.
Bem completo, direção com assistência elétrica, o head up display ajustável em altura pode ser programado e projeta em cores, no para-brisa, diversas funções. Painel com costuras destacadas, os bancos revestidos em couro, o do condutor e acompanhante, contam com ajustes elétricos.
O ar-condicionado automático digital de duas zonas tem saídas para os bancos traseiros. O quadro de instrumentos digital traz tela de FTF colorida entre os mostradores principais. A tela fornece diversas informações do veículo sobre a operação e inclusive manutenção como o rodizio dos pneus.
A central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque permite ajustes do veículo, do ar-condicionado e áudio e comando do GPS. Mostra também as imagens da câmera de ré e do retrovisor lateral direito. O Display Audio do CR-V interage com os sistemas Android Auto Apple CarPlay incluindo a navegação por GPS por voz. O teto solar também tem acionamento elétrico.
Abertura das portas por aproximação e partida elétrica a distância, o freios de estacionamento é elétrico com sistema de auxilio à partida em rampa. O CR-V conta com seis airbags – frontais, laterais e de cortina – detector de fadiga do condutor, monitoramento da pressão dos pneus e Isofix.
O novo CR-V conta com motor de quatro cilindros 1.5 DOHC com injeção direta e 190 cv de potencia e força (torque) de 24,7 kgfm que atua com a transmissão automática CVT (continuo variável). O sistema simula a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
O sistema de tração integral conta com controle que pode distribuir até 40% da força do motor para as rodas traseiras atendendo as condições de uso e de rodagem. Freios a disco ABS, controles de tração e estabilidade, a suspensão dianteira é do tipo MacPherson e a traseira multibraços.
Na cidade e estrada
O comportamento do novo CR-V é bem diferente em relação à geração anterior. No test-drive de apresentação do utilitário esportivo médio, com o jornalista Adair Santos, percorremos 170 quilômetros na cidade de São Paulo e rodovias Bandeirantes e Anhanguera nas regiões de Jundiai e Itatiba (SP). O conforto e bom desempenho começaram na saída da capital e evoluiu na estrada.
Os bancos acomodaram bem e ajustes facilitaram encontrar a melhor posição para dirigir. O baixo nível de ruído interno chamou a atenção pelo isolamento acústico e o sistema que gera frequência sonora que reduz o som externo. Exatamente como fones de ouvido atuais.
Os 190 cv do 1.5 turbo foram bem distribuídos pelo câmbio automático CVT. O conjunto propulsor ignorou os 1.600 quilos do CR-V. O utilitário esportivo foi ágil na cidade e mostrou potencia de sobra nas boas estradas do interior de São Paulo com limites de até 120 km/h. A tração integral ajudou nas acelerações rápidas e , retomadas vigorosas de velocidade. A ótima suspensão e os pneus 235/60 R18 venceram curvas mais acentuadas com reduzida inclinação da carroceria.
Viagem a convite da Honda Automóveis