O novo Honda Insight Prototype é uma das principais atrações da fabricante japonesa no Salão de Detroit, que abre suas nessa segunda-feira (15). Em sua terceira geração – a primeira foi lançada em 1999 –, o híbrido ganhou importância nos planos de eletrificação dos carros da Honda. A ideia, desta vez, é apresenta-lo como uma versão híbrida do Civic.
A carroceria tem as mesmas formas do sedã médio, apesar da frente e da traseira terem recebido elementos próprios. A grade, maior e com barra cromada avançando sobre os faróis full-led, foi batizada de flying wing.
A Honda ainda chama o modelo de protótipo, mas poucos detalhes o separam da versão de produção, que chegará ao mercado norte-americano no final deste ano. Seu objetivo é competir com o bem-sucedido e já longevo Toyota Prius e com o novo Hyundai Ioniq Hybrid. Os números de consumo são animadores: a Honda afirma que o conjunto formado pelo motor 1,5l de 4 cilindradas e pelo motor elétrico – alimentado por uma bateria de íons de lítio – será o mais potente da categoria, mas ainda não divulgou os números.
O sedã híbrido receberá classificação de economia de combustível EPA superior a 21 quilômetros por litro (50 milhas por galão). Isso porque na maior parte do tempo o Insight roda apenas com o motor elétrico, extraindo energia do motor à combustão (operando como gerador) ou da própria bateria. Inteligentemente, a bateria foi instalada sob os bancos traseiros de uma forma que não atrapalhe a capacidade de carga. O encosto do banco traseiro, por exemplo, é rebatível na proporção 60/40.
Nenhuma versão do Insight até agora foi exatamente um sucesso. Usar a base do Civic pode ajudá-lo a se tornar popular e o interior moderno e exclusivo também o ajudará nesta tarefa. Os bancos de couro perfurado dão aspecto refinado e a tela sensível ao toque de oito polegadas combinada com o quadro de instrumentos digital de sete polegadas também dão boa impressão. Há compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Entre os sistemas de segurança estará o pacote Honda Sensing, com sistema de frenagem autônoma, alerta de saída de faixa ativo, controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.