Com PRISCILA NUNES / Especial
Um test-drive provou o desempenho da Amarok V6 TDI na terra, na lama e em trechos íngremes. Foram cinco avaliações realizadas em pistas improvisadas no Aeroclube de Eldorado do Sul. A picape diesel mais potente do seu segmento conta com motor de 225 cv, câmbio automático de oito velocidades, tração integral e avançada tecnologia. A Amarol V6 TDI Highline custa R$ 184.990.
A Amarok V6, terceiro dos 20 veículos novos que a Volkswagen terá até 2020, é mais um modelo da estratégia da montadora alemã para voltar à liderança do mercado brasileiro. Durante a apresentação regional, o vice-presidente de Marketing e Vendas, Gustavo Schimdt, destacou o crescimento da marca a partir de 2017 com os novos posicionamento, produtos e adoção do conceito uma nova Volkswagen mais próxima das pessoas.
O motor V6 TDI da Amarok é da mesma família do que equipa o utilitário esportivo Audi Q5. Produzido pela Volkswagen, na Alemanha, recebeu as modificações necessárias para atender as características da picape média. Turbo diesel, injeção eletrônica de combustível, sistema common rail, gera 225 cv, força (torque) de 56,1 kgfm e atua em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades e a tração integral. A troca sequencial pode ser feita por aletas atrás do volante.
O chamado Teste do Alce, realizado na terra com fortes guinadas no trecho sinalizado por cones, mostrou a versatilidade da picape. Apesar dos mudanças bruscas de direção, a estabilidade foi perfeita. Recursos eletrônicos como os controles de estabilidade e tração auxiliaram e tanto eu quanto a jornalista Priscila Nunes desviamos dos alces virtuais com segurança total.
O teste de aceleração e frenagem, realizado em duplas, foi tranquilo. Mostrou que, apesar de quase duas toneladas, a picape pode acelerar e também parar rápido mesmo na terra. O Booster ajudou e, literalmente a Amarok levantou poeira. E parou em poucos metros quando os freios com ABS off-road foram exigidos. Segundo a Volkswagen, a V6 acelera de 0 a 100 km/h em oito segundos e chega a velocidade máxima de 190 km/h.
Os melhores testes foram as situações críticas fora-de-estrada com direito a inclinações laterais, rampas íngremes e banho de lama. Foi a vez de provar os controles eletrônicos de estabilidade e tração, o diferencial auto-blocante eletrônico e o assistente de movimentação em aclives e declives.
Acompanhados por instrutor, a primeira experiência foi na “caixa de ovos” com diferenças de níveis no piso. Ao passar por crateras e pedras, as rodas ficaram no ar conforme o lado de inclinação provocando um certo desconforto. Os recursos eletrônicos praticamente dirigiram sozinhos distribuindo a potência e a força nas rodas adequadas.
O teste de inclinação lateral – a Amarok chega a 47º - provocou forte adrenalina pela impressão que a picape poderia capotar. Mais uma vez, a tecnologia ajudou. “Deitar na parede de terra” exigiu calma e ajuda do instrutor para fazer as manobras corretas e sentir a torção do conjunto.
Subir um “morro de terra” com 35º foi fácil e, o que parecia difícil - parar no topo, e depois descer - foi tranquilo. Bastou acionar um botão e deixar os assistentes de rampa e o diferencial trabalharem. No final da descida, o cuidado foi não para não "capotar" na lama.
O conjunto ótico com faróis bixenônio, iluminação diurna (DRL) em LED, faróis auxiliares de neblina adaptativos, logotipos na grade do radiador e na tampa traseira e retrovisores em preto Mystic com detalhes cromados identificam a Amarok V6 TDI.
O interior foi desenvolvido a partir da versão topo de linha Highline. Revestimento em couro, a V6 conta direção hidráulica, volante multifuncional, ar-condicionado, central multimídia Discover Midia com tela de 6,33 polegadas sensível ao toque e comando por voz com GPS integrado, câmera de ré, espelhamento com smartphones, rádio, Bluetooth e MP3, sensores de chuva e crepuscular.
A V6 Highilne traz três mostradores exclusivos, típicos de veículos para qualquer terreno: bússola, ângulo de direção das rodas e altímetro (em referência ao nível do mar). Conta também com sensores de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus, configuração de volante, câmbio e motor.
A picape traz ainda com quatro airbags - frontais e laterais - controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, assistentes de partida e descida em rampas, de frenagem, sistema de frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema Isofix para cadeirinhas infantis, rodas de liga leve 18 polegadas e pneus 255/60 R18.
A Amarok V6 Highline será vendida nas cores branco Cristal (sólida), preto Mystic (perolizada), prata Sírius e cinza Indium (metálicas).