Embalada pelo crescimento acelerado dos utilitários esportivos no mundo, a Ford desenvolveu um modelo pequeno que teve como base o Ka. O visual foi projetado para ressaltar a robustez de um veículo aventureiro com para-choques reforçados, grade redesenhada, cobertura plástica que começa na frente, acompanha a caixa de rodas e termina na traseira.
A altura do solo do Ka FreeStyle foi aumentada em relação ao hatch, a suspensão recebeu modificações e, as rodas e os pneus são novos.
O utilitário compacto será equipado com o novo Sync 3, central multimídia com tela flutuante de 6,5 polegadas no console, sensível ao toque, comando por voz e interativa Apple CarPlay e Android Auto.
O utilitário compacto foi apresentado nesta segunda-feira (31) simultaneamente na Índia e, no Brasil, para o mercado da América do Sul. Nos próximos dias será revelado também na Europa e, até o final do ano deverá chegar a 120 países.
O vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, apresentou o FreeStyle como um veículo de conceito inovador, robusto e avançado.
- Atraente, versátil e conectado, esse é um novo produto desenvolvido para fazer parte da família Ka com o objetivo de atender um consumidor com interesses muito específicos - expicou Golfarb.
Desenvolvido pelas engenharias do Brasil, Índia, China e Estados Unidos, o Ka FreeStyle combina as características de um hatch com as de um utilitário esportivo, preparado para rodar no asfalto e enfrentar situações como pavimento irregular, alagamentos, lombadas, quebra-molas e subir em calçadas.
O visual aventureiro do FreeStyle foi valorizado pelos protetores plásticos pretos nas laterais, grade e para-choques com apliques metálicos, faróis com máscara negra e cobertura cromada, retrovisores pretos, rack no teto em alumínio, rodas exclusivas de liga leve e 15 polegadas.
A Ford não forneceu detalhes do conjunto propulsor. Na Índia, o FreeStyle será equipado com um motor de três cilindros 1.2 e 96 cv que atua com câmbio manual de cinco marchas. No Brasil, o modelo atual do Ka conta com opções de motores flex de três cilindros 1.0 e até 85 cv, e 1.5 de até 110 cv e câmbio manual de cinco marchas.
O vice-presidente de marketing, vendas e serviço da Ford na América do Sul, Natan Vieira, garantiu que o Ka Trail continuará em linha após a chegada do FreeStyle. O novo modelo terá preço intermediário entre a versão topo de linha do hacth compacto e a de entrada do utilitário esportivo EcoSport. O visual do Ka aventureiro poderá indicar as modificações que serão feitas no modelo atual na Linha 2019.