O visual robusto chama a atenção em 360º. A frente é valorizada pela grade cortada pelo nome Storm, para-choques encorpados, faróis e lanternas escurecidos. Nas laterais, molduras pretas acompanham as caixas de rodas, adesivos na base das portas e rodas de liga leve de 17 polegadas. No interior, detalhes exclusivos. O novo Ford EcoSport Storm chega aos concessionários na primeira semana de março por R$ 99.990.
O pioneiro dos utilitários esportivos compactos no mercado brasileiros ganhou versão aventureira para atender consumidores que procuravam um produto diferenciado.
Pesquisas realizadas pela Ford provaram a tendência de crescimento dos utilitários esportivos como o segmento mais aspiracional da indústria automobilística no país. Também revelaram o interesse por veículos compactos que transmitissem imagem de sucesso. São clientes que compravam carros populares e atualmente passaram para veículos médios. Muitos pretendem trocar um sedã por um utilitário esportivo com características que o diferencie dos demais modelos.
Design, tamanho, capacidade 4x4, equipamentos, câmbio automático sem comprometer o custo foram os principais pontos levantados. Os modelos existentes eram de segmentos superiores e tinham preços elevados.
Conclusão: havia espaço para um novo modelo. Ponto de partida para o desenvolvimento do Storm, versão para o mercado brasileiro, mas que poderá ser exportada para outros países, como a Argentina.
O design do Storm chama a atenção pela robustez, contrastes de cores fortes e detalhes que valorizam a aparência como os retrovisores e maçanetas na cor cinza escuro ou a capa da estepe exclusiva, cortada pelo nome da versão.
Baseado na versão Titanium, o Storm mantém a sofisticação do interior e o uso de bons materiais da opção topo de linha. O revestimento preto, inclusive o teto, é valorizado pelo couro nos bancos, e detalhes em laranja escuro acetinado. A cor forte está presente na base da central multimídia, console, maçanetas das portas e costuras duplas nos bancos e no volante.
O conjunto propulsor do Storm foi desenvolvido atendendo as características do veículo, o único utilitário esportivo compacto com motor flex, câmbio automático e tração nas quatro rodas. O motor de quatro cilindros 2.0 DirectFlex (injeção direta de combustível) de 170 cv e força (torque) de 20,6 kgfm (gasolina) a 176 cv e 22,6 kgfm (apenas com etanol) atua com o novo câmbio automático de seis velocidades e a tração integral.
O sistema de tração nas quatro rodas é permanente e opera de forma automática. A transferência de força (torque) entre as rodas dianteiras e traseiras ocorre conforme a necessidade. O sistema pode transferir até 50% da força das rodas dianteiras para as traseiras.
A direção elétrica foi recalibrada e a suspensão também recebeu modificações, aumentou sete milímetros e o Storm tem 19,9 centímetros de altura do solo. A dianteira é McPherson e a traseira multilink. Os amortecedores tem maior curso, as molas foram recalibradas e as buchas são específicas para a versão. Os pneus são 205/50R17. As alterações, conforme a montadora, melhoraram em 15% a absorção de impactos e em 40% o nível de vibração do volante em 40%.
Com 1.469 quilos, a Ford destaca que o consumo de combustível do Storm foi otimizado para a proposta de uso, peso e desempenho. Na cidade, o o SUV percorre 6 km/l (etanol) a 8,5 km/l (gasolina) e na estrada de 8 km/l (etanol) a 11,4 km/l (gasolina). Acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com etanol e a velocidade máxima é de 180 km.
Como o topo de linha Titanium, o Storm é bem completo com revestimento interno em couro. Conta com abertura das portas por aproximação, partida por botão, direção elétrica, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos em couro, ar-condicionado automático digital.
Também central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas sensível ao toque e comando por voz, GPS, câmera de ré e interativa com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, controle eletrônico de velocidade, som Sony e teto solar com acionamento elétrico.
Ainda sete airbags, indicador da tração e distribuição de força (torque), monitoração da pressão dos pneus, sensores de luz, chuva e estacionamento, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e controle anti-capotamento, faróis de xenônio com iluminação diurna em LED, entre outros.
Ótimo no asfalto, o Storm roda praticamente com o mesmo conforto e desempenho do Titanium. O 2.0 responde rápido e o câmbio automático de seus velocidades e a tração integral distribuem bem a força, transferindo até 50% para as rodas traseiras. No test-drive, na Região de Porto Feliz, percorreu tranquilo as ótimas rodovias pavimentadas, apenas com um leve oscilação da carroceria, em curvas mais fechadas e na velocidade de 120 kmh.
O utilitário esportivo compacto também encarou estradas de terra, pedras soltas, buracos entre outros problemas comuns em trechos vicinais. Na terra batida, a tração integral mostrou sua utilidade, principalmente em trechos mais acidentados, e para superar buracos em estradinhas entre plantações, apesar dos pneus normais. A suspensão absorveu bem as irregularidades, em especial, a traseira, do tipo multilink. Com pneus de uso misto, o comportamento seria melhor. Claro, sem os desafios de um fora-de-estrada.
O Storm terá quatro cores. A Marrom Trancoso, de série, e as opções, Branco, que acresce R$ 500, e Prata e Preto, que custam mais R$ 1.300. A Ford oferecerá planos de manutenção com preço fixo sendo a de 10 mil km por R$ 400, de 20 mil km por R$ 592 e a de 30 mil km por R$ 624.
Viagem a convite da Ford