O principal evento automotivo das Américas e um dos quatro maiores do mundo é a cara do norte-americano. As picapes e utilitários esportivos predominam entre os lançamentos do North American International Auto Show 2018. O conhecido Salão de Detroit, que se encerra no domingo, 28, é o reflexo do crescimento da economia e da recuperação do poder aquisitivo no segundo maior mercado do planeta.
Excelentes estradas, gasolina barata e veículos confortáveis estimulam os norte-americanos dispensarem ônibus, trem ou avião para viagens em pequenas, médias e até mesmo longas distâncias. Não por acaso, a Ford F-Séries lidera o mercado por mais de 40 anos.
Dos dez carros mais vendidos em 2017, os três primeiros foram picapes, outros três utilitários esportivos e quatro sedãs (o primeiro aparece em sexto lugar). E, a preferência pelos utilitários continua em alta.
Dos 17,2 milhões de veículos emplacados nos EUA em 2017, apenas as seis picapes e utilitários esportivos entre os dez modelos mais vendidos, tiveram mais de 4,2 milhões de registros. Os quatro automóveis juntos pouco passaram de 1,2 milhão.
As três grandes montadoras locais – General Motors, Ford e a RAM (marca da ítalo-americana Fiat Chrysler) renovam suas linhas de picapes. As três japonesas – Honda, Nissan e Toyota - também apostam no segmento.
Fora do mercado desde 2011, a picape Ranger retorna como um dos três principais lançamentos da Ford para 2018 junto com utilitário esportivo Edge e o cupê Mustang Bullitt. Exclusiva para os Estados Unidos, visual moderno com faróis e lanternas em LEDs, a Ranger traz o motor do Mustang, o 2.3 EcoBost de 310 cv e força (torque) de 48,3 kgfm conjugado ao automático de 10 velocidades e tração 4x2 ou 4x4, a FX4 Off-Road.
Nas opções cabine simples e dupla, será equipada com avançados recursos como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com cobertura para o reboque, detector de pedestre, controle eletrônico automático adaptativo de velocidade e assistente de faixa de rolamento, entre outros.
Como ocorreu no Brasil, a General Motors comemora os 100 anos da produção de picapes com a nova Chevrolet Silverado.
Visual mais jovem, com o uso de alumínio na carroceria, a Silverado ficou 204 quilos mais leve em relação ao modelo anterior.
A nova Silverado terá oito opções de acabamento e três de conjuntos propulsores. A GM revelou apenas que serão dois V8 com 5.3 e 6.32 e um diesel de seis cilindros em linha 3.0 que atuarão com o câmbio automático de dez velocidades.
A FCA enfrentará a concorrência com a nova geração da RAM 1500. Cem quilos mais leve, a terceira picape mais vendida nos EUA, traz aperfeiçoamentos no chassi, freios, suspensão e direção, além de recursos eletrônicos de segurança.
As opções de motores da RAM 1500 serão o Pentastar V6 3.6 de 305 cv ou Hemi V8 5.7 de 395 cv a gasolina e o 6.7 turbodiesel de 330 cv.
A RAM terá ainda versão com sistema semi-híbrido para a função start/stop e recuperação de energia na frenagem.
As três montadoras japonesas também mostram suas picapes nos segmento de compactas ( médias para o brasileiro) e médias.