O Cargo Connect, na configuração 8x2 e tecnologias semi-autônomas e o projeto Boné Alerta desenvolvido para a proteção do motorista e prevenção de acidentes movimentaram o evento em que a Ford comemorou os 60 anos de produção do caminhão F-600 nacional. A montadora também mostrou a linha de produtos que estará no seu estande na Fenatran, o principal salão do setor de transporte de cargas da América do Sul, e que ocorrerá de 16 a 20 de outubro.
O pioneirismo da Ford se confunde com a história da indústria automobilística brasileira. O vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, lembrou que, em 1925 a empresa começou a montagem do caminhão TT, derivado do mítico Ford T, com peças importadas. Em 1957, dentro do projeto de crescimento do país do então presidente Juscelino Kubitschek e a criação do GEIA, a Ford começou a montagem do F-600, na fábrica do Ipiranga, em São Paulo.
Nas seis décadas de atuação, a marca nunca deixou de investir e inovar no segmento, projetando e fabricando caminhões para diferentes aplicações que ajudaram a construir o progresso do Brasi, garantiu o presidente presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters. Reafirmou o compromisso com o negócio de caminhões no país e na América do Sul. Também manifestou a esperança de que o difícil momento será superado com a recuperação da economia nacional.
Equipado com tecnologias como sensores, câmera e radar entre outros recursos eletrônicos, o Cargo Connect traz um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, conta com recursos semi-autônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.
A segurança é reforçada com inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
As tecnologias aplicadas no Cargo Connect permitem o gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. O caminhão conta também com sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
Parece um boné comum mas é muito mais. O Boné Alerta, criado no Brasil, dispõe de recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança. Aos primeiros sinais de sono ao volante, alerta o motorista para fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. Sensores monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência. O boné ainda não tem data de lançamento e a Ford tem interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado e o aproveitamento de todos os seus benefícios.
Evolução histórica
Primeiro caminhão produzido no Brasil com alto índice de conteúdo nacional, o F-600 saiu da linha de montagem da antiga fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em agosto de 1957. Com motor V8 4.5 e 167 cv a gasolina tinha 40% de nacionalização.O primeiro F-600 diesel chegou quatro anos depois e, em 1962 foi a vez da linha Super Ford, com nova cabine, mais confortável.
Em 1971, a montadora lançou uma nova linha de caminhões, os F-100 e F-350 que tinham suspensão dianteira Twin-I-Beam, e o F-750, com direção hidráulica e freio a ar.
Em 1975 chegaram F-7000, o FT-7000 (com 3º eixo) e o cavalo-mecânico F-8500 , modelo para 30,5 toneladas de PBTC. Com eles vieram também o F-400 e o F-4000 com motor diesel.
A linha Cargo de caminhões médios e pesados com alta tecnologia e durabilidade chegou em 1985. A família evoluiu e ganhou novos modelos e configurações para serviços pesados e especiais. Em 1997, já enquadrado na nova legislação de motores, foi lançado o caminhão médio, o Cargo 814.
Em 2000, a Ford inaugurou uma nova fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e cinco anos depois lançou a primeira fase da Linha Cargo com os motores eletrônicos.
As inovações também chegaram aos caminhões da Linha F - os F-350, F-350 cabine dupla e o F-4000. Evolução contínua, a família Cargo ganhou novos modelos e configurações.
A linha Cargo Torqshift com transmissão automatizada e suspensão a ar foi lançada em 2016.
Viagem a convite da Ford