Com os preços dos veículos novos nas alturas, mais do que nunca não se pode correr risco de fazer uma escolha mal feita no mercado de usados. Abaixo, confira cinco dicas para ser o mais certeiro possível. As informações são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto.
1) Escolhendo a loja
Procure saber se a loja escolhida para a compra conta com financiamentos oferecidos pelos principais bancos e financeiras, já que os mesmos também são responsáveis pelo processo de compra e financiamento.
2) Acessando a documentação
Exija do vendedor ou lojista o acesso à documentação do veículo, incluindo o Manual do Proprietário para conferir as revisões feitas e a quilometragem. Essas informações são importantes para saber se todos os cuidados exigidos foram cumpridos pelo proprietário anterior.
3) Checando a origem
Peça ao vendedor uma certidão garantindo que o veículo está livre de multas e sem restrições de financeiras. Importante saber se a origem é de leilão ou outro tipo de compra. Você pode exigir ainda um laudo produzido por empresas credenciadas para atestar a autenticidade do chassi e de partes importantes como câmbio e motor. Se não tiver acesso a esses dados todos, peça a um despachante que verifique e cheque o histórico do veículo antes de fechar negócio.
4) Fazendo um test-drive
Você pode levar um mecânico de sua confiança para avaliar o estado do carro e acompanhá-lo em um test-drive pelas ruas da cidade para se certificar das condições da caranga. Avalie também as condições do desgaste das demais partes do veículo como lataria, pneus e amortecedores para ver se são compatíveis com a idade e a quilometragem apresentada no hodômetro.
5) Comprando pela internet
Você pode escolher seu carro na internet pois hoje existem muitas opções. Mas, depois de escolher o modelo e as condições de pagamento, dê preferência a uma loja legalmente estabelecida, com boa reputação e indicação de amigos ou parentes. Ver o carro na loja, ter acesso às informações sobre o veículo ainda é fundamental para não se arrepender depois.