Uma base de dados com 10 mil clientes é a origem do levantamento da InstaCarro que aponta as marcas de veículos usados que se desvalorizam menos no mercado. A InstaCarro é uma startup que promete vender carros em até uma hora e meia, criada no final de 2015 em São Paulo. As primeiras cinco marcas com maior sustentação de valor têm uma grande concentração de japonesas: Toyota, Honda, Hyundai, Suzuki e Nissan. Em seguida, vêm Volkswagen, Citröen, Ford, Chevrolet, Fiat, Renault, JAC e Peugeot.
Além das marcas, o levantamento avaliou os modelos que menos se desvalorizam no Brasil: o quarteto é formado por Renegade (Jeep), HB20 (Hyundai), Up (Volkswagen) e Onix (Chevrolet). A InstaCarro adverte que a variação de preço de mercado de um determinado veículo não está relacionada à oscilação da marca de forma geral.
Entre os motivos que provocam maior desvalorização de um automóvel, o que mais causa depreciação ainda é a quilometragem avançada –, a cada 10 mil quilômetros extras, a chance de o proprietário conseguir melhor preço de venda diminui. Problemas no motor e na estrutura vêm em seguida entre os itens que mais colaboram na desvalorização.
-