A Volkswagen apresentou nessa semana o novo Touareg. Essa será a terceira geração do SUV considerado o mais luxuoso da marca. A nova versão é feita sobre a plataforma do Bentley Bentayga (também compartilhada com Porsche Cayenne e Audi Q7), oferece uma tela multimídia de 15 polegadas e é equipada com vários sistemas semiautônomos de condução.
Na China, principal mercado do SUV, a Volkswagen promete lançar 12 utilitários esportivos nos próximos dois anos e o Touareg deve ficar no topo dessa lista. No Brasil, o modelo estará disponível apenas por encomenda e ainda não há data para o início da comercialização.
Visual
O design é repleto de linhas horizontais, com a carroceira cheia de vincos e a grade proeminente integrada aos faróis. Esses detalhes já eram tendência em outros veículos da Volkswagen, mas o Touareg parece mais sofisticado, e bem maior também.
Dimensões
O SUV que já era grandão, com 4,80 metros, ficou ainda mais comprido e largo. Agora são 4,87 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 2,89 metros de entre eixos. Tudo para oferecer mais espaço para os passageiros e suas bagagens. Segundo a VW, o porta-malas agora comporta até 810 litros (o modelo anterior vendido no Brasil comporta 580 litros). Tudo isso sem fazer o ponteiro da balança subir. Graças ao uso de alumínio e aços de alta resistência em sua estrutura, o modelo está até 106 kg mais leve.
Interior
Em comparação às versões anteriores, a cabine exibe um acabamento bem mais caprichado. O destaque, no entanto, é o grande painel de instrumentos digital de 12 polegadas (chamado de Innovision Cockpit), que pode exibir diversas funções do carro. Ela faz uma dobradinha com a central multimídia Discover Premium, com tela de 15 polegadas, que pode ser comandada por gestos. Segundo a Volkswagen, o sistema é referência em conectividade e pode ser ajustado para as necessidades pessoais dos ocupantes.
SUV quase autônomo
O Touareg também quer ser referência em segurança, por isso é equipado com os sistemas de condução semiautônomos que podem mitigar e evitar acidentes. O SUV possui assistente de manutenção de fazia, assistente de visão noturna (sistema capaz de detectar pessoas e animais no escuro graças a câmeras infravermelhas), controlador de velocidade adaptativo, que permite ao carro frear e acelerar até os 60 km/h, além de um sistema capaz de identificar uma situação de risco em tráfego cruzado.
Conjunto mecânico
A Volkswagen não disse se vai manter a opção de motor V8 em linha. Mas a marca não abrirá mão da oferta dos motores seis cilindros para o modelo. Na Europa, o SUV será vendido com duas opções de motor V6 diesel, com rendimento de 231 cv e 285 cv. Um V6 a gasolina também será oferecido em alguns mercados com 340 cv. Na China, no entanto, ele também ganhará um conjunto híbrido capaz de entregar 367 cv de potência. A tração integral continuará a ser oferecida, dessa vez mais evoluída.