Para economizar, o e-commerce lista itens que merecem atenção a manutenção preventiva é a melhor e mais econômica forma de conservar um carro em bom estado e estender a sua vida útil. Um veículo com motor desregulado e peças gastas consome mais combustível, perde desempenho e tem sua segurança comprometida. Afim de evitar transtornos para os motoristas, a ArsenalCar (www.arsenalcar.com.br) - um dos maiores portais de e-commerce de peças e acessórios automotivos do Brasil - lista alguns itens que devem ser revisados periodicamente.
FREIOS
O fluido do freio precisa ser trocado a cada dois anos ou conforme a indicação do fabricante. Ainda devem ser verificados discos, pastilhas e outras peças do sistema de freio a cada 10 mil km.
SUSPENSÃO
A suspensão é a principal responsável pela estabilidade do automóvel e deve ser revisada a partir dos 40 mil km rodados. Composto principalmente por amortecedores, molas e pivôs, o sistema precisa estar com todas essas peças em perfeito estado para garantir dirigibilidade, conforto e segurança.
CORREIA DENTADA
Os prazos de troca variam conforme o modelo do carro, mas recomenda-se a verificação quando o automóvel completa 40 mil km e a troca com no máximo 60 mil km rodados. Não vale a pena correr o risco de esperar essa peça se romper, já que isso pode acarretar a fundição do motor e a perda total do veículo.
BOMBA DE ÓLEO
Além de verificar o nível do óleo e trocar o filtro, é importante averiguar as condições desta peça, responsável pela lubrificação de todas as partes móveis do motor do carro, funcionando como um coração que pulsa para que todo o sistema trabalhe adequadamente.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Responsável pelo controle da temperatura do motor, o sistema de arrefecimento deve ser revisado quando o veículo chega aos 30 mil km. Peças como radiador, reservatório de expansão, fluido e aditivo precisam ser limpos ou substituídos quando o carro completa essa quilometragem para garantir a melhor refrigeração e funcionamento do motor.
PNEUS
Para evitar o desgaste excessivo de pneus, alinhamento e balanceamento são fundamentais. Recomenda-se executar o serviço no máximo a cada 10 mil km, além de fazer o rodizio e observar os seus sulcos. Quando eles atingirem o nível de desgaste, é hora de trocá-los.