Novo membro da família Range Rover, o Velar ocupará o lugar entre o Evoque e o Sport e será produzido na unidade industrial de Solihull, no Reino Unido. A primeira versão do modelo, que já pode ser reservado, terá motor 3.0 V6 Supercharged de 380 cavalos a gasolina, nas versões R-Dynamic S, R-Dynamic SE, R-Dynamic HSE e First Edition, e vai da imobilidade aos 100 km/h em 5,7 segundos e aos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
O propulsor dessa primeira versão entrega 450 Nm de torque e é o mesmo motor utilizado no superesportivo Jaguar F-TYPE, o que garante agilidade e eficiência. O Velar é o quarto membro da família Range Rover e sua venda terá início em 31 de outubro deste ano, assim como as entregas das reservas.
SINGULARIDADE
Esta é a primeira vez que a Land Rover abre totalmente a personalização de um modelo ao cliente final. O Range Rover Velar estará disponível com uma série de versões e pacotes que variam a partir do motor escolhido pelo cliente. Cada versão terá preços configuráveis graças a itens de série distintos (acabamentos internos e externos, pacotes de tecnologia, aros das rodas, teto solar, pacotes de conforto, entre outros), o que resulta em diferentes prazos de entrega a partir do pedido. O modelo estabelece novos níveis de refinamento, elegância e tecnologia e será lançado a preços que variam de R$291.000 a ¶R$513.900, valores competitivos para o segmento de SUV médios.
Outras versões também serão disponibilizadas a partir de 31 de outubro. Na opção a diesel, o modelo contará com o motor Ingenium de 2.0 litros Turbo de 180 cv, que desenvolve 430 Nm de torque a 1.500 rotações, força suficiente para retomadas rápidas de velocidade ou mesmo para transpor os mais desafiadores obstáculos fora de estrada. Já equipado com o motor Ingenium de 2.0 litros a gasolina, o Velar desenvolve 250 cv de potência, com 217 km/h de velocidade máxima.
DISTINTO
O Velar, que conta com uma gama de 13 opções de cores de carroceria, tem na simplicidade sua maior característica. É projetado e construído sob a ótica do reducionismo. Seu espaço interior, luxuoso e elegante, é repleto de detalhes interessantes como controles ocultos ou iluminados e seu design traz proporções poderosas, bem balanceadas e bonitas.
O modelo conta com rodas largas, que podem chegar a 22 polegadas, o que reforça uma silhueta marcante e ao mesmo tempo confere ao Velar uma presença notável. Seu teto "flutuante" e seu capô em forma de concha remetem claramente a sua linhagem e reforçam visualmente toda a capacidade do modelo, transmitindo confiança ao motorista para trafegar em qualquer tipo de terreno.
Sua traseira mais alongada proporciona um equilíbrio perfeito de formas e proporções externas, além de ressaltar o visual imponente do Velar. Visto de trás, é equipado com saídas de escape duplas e cromadas que se integram com o para-choque traseiro e remetem ao excelente desempenho do modelo no asfalto.
FARÓIS
Os faróis em LED são itens de série em todas as versões, o que permitiu aos designers da marca criar os mais finos faróis já montados em um Land Rover. Além dos faróis em LED, o modelo também é um dos primeiros do mundo a oferecer aos clientes a tecnologia opcional Matrix-Laser, que proporciona mais visibilidade à noite e possui um alcance de até 550 metros. O Velar estreia o novíssimo sistema de info-entretenimento Touch Pro Duo, o mais avançado já desenvolvido pela Land Rover.
O sistema é composto por duas telas sensíveis ao toque de 10 polegadas que abrigam todas as funções de entretenimento do modelo, o que permite a quase ausência de botões no painel e proporciona um visual funcional e minimalista.
TRAÇÃO
É equipado de série em todas as versões com tração integral nas quatro rodas com dinâmica de linha de transmissão inteligente (IDD). Trabalhando em conjunto com a tração integral nas quatro rodas, o sistema IDD do Velar age de forma a otimizar a distribuição de torque do motor para as rodas para garantir a máxima tração em todos os tipos de terreno.