SUV médio premium mais vendido da Europa e com chegada prevista para julho no Brasil, o Volvo XC60 teve a primeira unidade da nova versão produzida ontem na Suécia. Considerado pelos especialistas um dos carros mais seguros já fabricados, ele chega com novas tecnologias.
Uma delas é o inovador City Safety com Assistente de Direção. Um novo sistema de segurança, chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, enquanto o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) usa essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa.
O Pilot Assist, sistema avançado de direção semiautônoma da Volvo, auxilia o condutor na direção, aceleração e frenagem em pistas bem sinalizadas até 130 km/h e estará disponível como item opcional.
Em ermos de propulsor, a fábrica manteve o híbrido T8 Twin Engine na versão top, com 407 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O ar-condicionado agora é CleanZone, com quatro zonas de refrigeração, e remove os poluentes e partículas nocivas do ar.
Os serviços de infotainment e conectividade para o motorista, Sensus e o aplicativo Volvo On Call, receberam atualização gráfica. Como nos carros da série 90, a integração do smartphone com os apps CarPlay e Android Auto também estará disponível.
Em nove anos de produção na Europa, o SUV vendeu 1 milhão de unidades e é responsável por 30% das vendas globais da fabricante sueca. Trata-se do quarto veículo desenvolvido sobre a plataforma SPA. A versão 2016 é vendida no Brasil entre R$ 178 mil e R$ 233 mil.