A Volvo vai apresentar o sucessor do XC60 – utilitário esporte médio mais vendido da Europa, com mais de 1 milhão de unidades em oito anos – no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, de 9 a 19 de março. No Brasil, o modelo começará a ser vendido no segundo semestre. Já o irmão maior, XC90, será conhecido dia 13, em uma apresentação marcada para São Paulo.
A fabricante sueca desenvolveu o XC60 sobre a plataforma dos veículos da série 90. O modelo apresentará três novos recursos avançados para auxiliar o motorista e mantê-lo longe do perigo. Esses novos equipamentos de segurança oferecem ao condutor assistência automática em manobras – quando exigida – para evitar colisões. Isso deve fazer com que o novo XC60 seja um dos automóveis mais seguros do mundo.
– Durante muitos anos, trabalhamos no desenvolvimento de sistemas para evitar colisões e agora vemos sua eficácia. Somente na Suécia, percebemos uma diminuição de cerca de 45% no número de batidas, traseiras ou frontais, devido ao nosso sistema de aviso de colisão com freio automático – afirma o diretor do Centro de Segurança da Volvo, Malin Ekholm.
O City Safety foi atualizado para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática não seria suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra. O sistema atua até 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres e animais.
A Volvo acrescentou o sistema Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona entre os 60km/h e 140km/h ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta e oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista.
O Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), opcional que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego, também foi atualizado. Agora, o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos "escondidos" e conduz o carro de volta à sua própria pista.