Sempre dando ênfase à segurança, a Volvo apresenta novidades na linha 2017 do XC90. A principal delas é a segunda geração do Pilot Assist. O utilitário tem tecnologia de auxílio à condução, sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades de até 130km/h – o anterior era limitado a 50km/h, voltado ao tráfego da cidade.
A nova geração do Pilot Assist passa a agir também em rodovias. O equipamento auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Os preços vão de R$ 346,9 mil (Momentum) a R$ 403,9 mil (Inscription).
O sistema pode ser ativado a qualquer momento e seu funcionamento depende de faixas demarcadas na pista. O assistente de direção auxilia ainda na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas. Apesar de não necessitar de um carro à frente como referência, o dispositivo gerencia a distância do automóvel adiante ou a velocidade configurada.
O SUV de luxo vem com o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa desatentos ou cansados, por meio de sinais visual e sonoro. Também aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro em sentido contrário ou ao detectar um potencial choque.
Os bancos possuem o Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS). VersõesNa versão Momentum, a tela central de 9 polegadas é sensível ao toque e permite controlar o sistema de som Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais. A Inscription acrescenta sistema de áudio com 1.400 watts e 19 alto-falantes, refinado design e apliques cromados em vários pontos da carroceria. As rodas, nesta versão, são de 20 polegadas – na Momentum, 19.
O motor de quatro cilindros, 2.0, com supercharger e turbo, gera 324,4cv. O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques. O torque de 40,7kgf.m está disponível a 3.700rpm. O XC90 atinge 100km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230km/h. Em percurso combinado (urbano e estrada), de acordo com a montadora, faz 12,5 km/l. O câmbio é de oito velocidades.