Confirmado: a Hyundai vai produzir em sua unidade de Piracicaba (SP), no primeiro semestre de 2017, o Creta. Enquadrado na categoria dos SUV, o veículo é chamado de ix25 na Coreia, China e outros países, mas no Brasil terá a mesma denominação que ganhou na Rússia e na Índia. De acordo com a fábrica, o utilitário esportivo compacto terá visual diferenciado e exclusivo para o Brasil, onde o segmento é o que mais vende.Para produzir o modelo, a marca aumentou a produção da unidade paulista, responsável pelas montagens dos HB20.
Porém, os dois veículos usarão plataformas diferentes. O Creta usa como base o Elantra e terá 4.270mm de comprimento, 2.590mm de entre-eixos, 1,780mm de largura e 1,630mm de altura. Durante a semana, a montadora divulgou dois teasers, da frente e da traseira do veículo, mas sem mostrar detalhes.
Em relação ao veículo vendido na Ásia, o brasileiro deverá ter visual mais esportivo. Na grade frontal, a moldura cromada ganhará curvas nas laterais, além de faróis de neblina horizontais.
Motor ainda é mistério
Por dentro, a tendência é de que o SUV nacional fique mais requintado em relação ao modelo mundial – diferentemente de asiáticos, brasileiros valorizam bastante itens como acabamento e design. Só assim o veículo poderá concorrer com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Os motores não foram divulgados. Na China, são duas opções a gasolina: 1.6 e 2.0 litros. Na Índia, há 1.4 e 1.6, com opção de diesel. O certo é que a transmissão será de seis marchas, com opção manual e automática. O Creta já é um dos mais esperados do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, na capital paulista. Na ocasião, a montadora deve divulgar preços e versões.