Com a venda de veículos novos em queda acumulada de 18,01% de janeiro a agosto, o volume de financiamentos também refreou. A Cetip, encarregada das operações de crédito, aponta retração de 7,1% nas concessões de empréstimos automotivos em agosto e de 11,6% no total dos oito meses de 2015.
Embora a perda seja maior entre os zero-quilômetro (7,9%), os usados também caíram no mês (6,5%). No ano, os números são mais díspares: recuo de 20,2% entre novos e de 3,2% entre os de segunda mão - que, em 2015, crescem 4,1% em transações. Até agosto, 1,61 milhão de automóveis foram emplacados com crédito ao consumidor, ao passo que 1,99 milhão trocaram de mãos graças a financiamentos, consórcios e leasings.
- A piora nos indicadores de emprego e renda em 2015 e o baixo nível de confiança do consumidor impactam negativamente o mercado - aponta, em nota, Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Cetip.
O agravamento da crise pode justificar a retração de agosto, já que em julho os financiamentos registraram alta de 5,1% em relação ao mês anterior.
*Zero Hora