A CBF não está medindo esforços para veicular mensagens contra o racismo. Já no ano passado, a Seleção jogou um amistoso contra a Guiné com uniforme todo preto. Já era uma reação às manifestações discrimin1atórias contra Vinícius Junior e outros atletas brasileiros na Europa. Para a partida contra a Espanha não haverá alteração no uniforme, mas o ônibus da delegação e o cenário (back drop) para as entrevistas coletivas são de cor preta, com o escudo da confederação e as mensagens: "Uma só pele" e "Uma só identidade". Também é muito valorizado em textos oficiais que Ednaldo Rodrigues é o primeiro presidente negro da entidade.
Relativização assustadora
Está longe de haver unanimidade na Espanha quanto à figura de vítima de Vinícius Júnior em sua indignação contra o racismo. Passada a marcante entrevista do jogador, carregada de emoção, o assunto tomou conta da mídia com muitos debates. Há um consenso de que a discriminação racial é odiosa, mas não são poucas as argumentações contra o atacante, alegando que ele provoca com jogadas e atitudes os desafetos e, a partir disto, existem manifestações revanchistas e ofensivas que são "normais" no futebol.
Voltou a resenha
Dorival Júnior não é de mostrar treinos técnicos-táticos. Ele já explicou que prefere manter mistérios em função dos adversários. O técnico, no entanto, reabilitou a chamada "resenha" pós-entrevista. Trata-se de uma rápida e informal conversa com repórteres em que são revelados detalhes de escalação ou de estratégia. Na entrevista coletiva, Dorival falou no departamento médico ser importante para a definição do time para o confronto desta terça-feira (26), às 17h30min.
No bate-papo posterior, sem microfone, explicou que Richarlison ainda sente dores numa das panturrilhas, mas que era importante tê-lo no grupo. Também falou que não deve mudar muito na defesa por ter tido pouco tempo de preparação e entrosamento. Para se ter uma ideia, Tite sempre foi muito acessível nas saídas das conferências, mas os assuntos preferidos eram outros e as selfies eram mais numerosas.
Casa Cheia
A "Ciudad Deportiva", nome do complexo onde está o Centro de Treinamentos do Real Madrid, é algo que explica porque se trata do maior clube do mundo. As instalações são moderníssimas e vão desde dois estádios de futebol, dezenas de campos de treinos, quadras das mais variadas modalidades esportivas e um ginásio para jogos de basquetebol, outro esporte em que os "merengues" são famosos.
Na segunda-feira (25), houve congestionamento de jornalistas para as entrevistas de Vinícius Junior e Dorival Júnior. Na entrada houve até princípio de confusão e empurrões, com aproximadamente 300 pessoas da mídia buscando acesso. Vini Jr viu a sala de imprensa com capacidade aumentada e lotada para sua manifestação. Mostrando que o protagonista do jogo desta terça é o jogador, o técnico do Brasil teve audiência mais reduzida. Mesmo assim, beirava os 100 representantes da mídia.