Pouco se falava nele antes da convocação da Seleção Brasileira nesta sexta-feira (14). Não houve, porém, grande surpresa quando o nome do meio-campista Fred foi anunciado. Jogador admirado por Tite há muito tempo e integrante do grupo da última Copa do Mundo, ele só não ganhou uma chance na Rússia porque não se recuperou de uma lesão no tornozelo direito sofrida antes do Mundial. Quase três anos depois, o ex-volante do Inter está em plenas condições par quem sabe ser titular exatamente no Beira-Rio, seu maior palco no Brasil.
Chamado de "Fredinho" nos tempos de Inter, ele saiu do clube em 2013, depois de duas temporadas como titular e dois títulos do Gauchão conquistados. A possível titularidade do jogador, que passou pelo Shakhtar Donetsk da Ucrânia e que hoje está no Manchester United, pode ser especulada depois do que falou o treinador da Seleção na entrevista coletiva.
Sem poder contar com Douglas Luiz, que está suspenso, Tite tentará recompor o sistema que funcionou nos últimos jogos e que usa um volante pelo lado esquerdo para combinar as jogadas de subida ao ataque do lateral Renan Lodi.
Tite citou que Fred vem desempenhando muito bem funções "pelo lado esquerdo" no United. O preparador Fábio Mahseredjian estava exultante ao revelar que o ex-jogador do Inter tem índices acima da média no desempenho físico e que impressiona pela intensidade com que está atuando.
É tudo que o time precisa para o lugar de Douglas, ainda que Fabinho, do Liverpool, tenha sido convocado. Este, no entanto, atua mais centralizado em seu clube e tem o pé direito como preferencial.
Por certo, Fred estranhará voltar ao Beira-Rio sem torcida. Em 2015, ele atuou no estádio pelo Shakhtar, contra o Inter. Os colorados, embora ausentes nas arquibancadas, torcerão pelo volante, lembrando o curto tempo em que ele foi um importante jogador colorado sob o comando de Dorival Júnior, Fernandão e Dunga.
O mineiro Fredinho deixou o Inter quando tinha apenas 20 anos e, com boa atuação diante dos equatorianos, poderá fazer de Porto Alegre novamente um trampolim, desta vez rumo ao Catar.