O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para os próximos dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022. O treinador chamou 24 jogadores para enfrentar o Equador e o Paraguai, em partidas válidas pelas sétima e oitava rodadas. Um jogador a mais foi chamado além dos 23 atletas protocolares em virtude da suspensão de Douglas Luiz pelo terceiro cartão amarelo.
As novidades ficaram por conta do chamado de quatro atletas que não estavam presentes em convocação recentes: o lateral-direito Daniel Alves, do São Paulo, o zagueiro Lucas Verissimo, do Benfica, o meio-campista Fred, do Manchester United, e o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo. Alisson Becker e Everton Cebolinha também estão na lista.
— Ele (Daniel Alves) é de alto nível, tem longevidade da carreira, tem o bom momento e o histórico dentro da Seleção. Principalmente quando se tem jogos de Eliminatórias, procuramos aspecto físico e técnico na sua plenitude. Temos a felicidade de ver o Dani jogando em alto nível. Como o Thiago Silva, procuramos no Dani toda a busca desse perfil e fortalecer cada vez mais — disse o treinador sobre o retorno do lateral-direito ao grupo.
O primeiro jogo, agendado para o dia 4 de junho, contra os equatorianos, ocorrerá no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 21h30min. O duelo contra os paraguaios será em Assunção, quatro dias depois, no mesmo horário.
Após quatro rodadas disputadas, o Brasil lidera a tabela de classificação, com 12 pontos, sendo a única seleção com 100% de aproveitamento. Os adversários também aparecem bem na classificação: o Equador é o terceiro colocado, com nove pontos — um atrás da Argentina. O Paraguai, por sua vez, é quarto, com seis pontos. Tite também falou sobre o reencontro com os atletas, algo que não ocorre desde novembro do ano passado, quando a Seleção bateu o Uruguai, fora de casa
— Ficamos com uma expectativa muito grande, ficamos acompanhando, e o momento é de dificuldades das seleções. O momento é de ter contato humano com os atletas e repetir desempenho do jogo do Uruguai. Tentar retomar o padrão, que é o objetivo e a essência, desempenho, resultado e seguir vencendo — concluiu.
Confira os convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Dani Alves (São Paulo), Danilo (Juventus-ITA), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP)
- Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid-ESP), Lucas Verissimo (Benfica-POR), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)
- Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Douglas Luiz (Aston Villa-ING), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING) e Lucas Paquetá (Lyon-FRA)
- Atacantes: Everton (Benfica-POR), Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (PSG-FRA), Richarlisson (Everton-ING) e Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)