Apenas o estádio é o mesmo. A diferença é oceânica entre o valor dos dois jogos. O primeiro, em 2017, valia o título da Libertadores; a partida desta quinta-feira (29) faz parte da fase de grupos da Copa Sul-Americana. No cenário gremista, a equipe que empolgava o Brasil sob o comando de Renato Portaluppi dá lugar a um time que perdeu rendimento, qualidade e valores individuais e agora tem o comando do quase estreante Tiago Nunes. Em campo, porém, Lanús e Grêmio no estádio La Fortaleza fazem um jogo que tem cheiro de ameaça para os tricolores, mas que significa um excelente oportunidade de ser o primeiro resultado significativo do novo comando.
O pouco tempo de trabalho do novo treinador do Grêmio não permite prever uma revolução no desempenho da equipe. A estreia em Erechim pelo Gauchão voltou a mostrar uma equipe que cai vertiginosamente de produção na segunda etapa, que não pode ter certeza de que seu jogador mais técnico do meio-campo vai desequilibrar e que carece de qualidade defensiva, especialmente na bola aérea. Para este problema; entretanto, há a notícia que soa como espetacular com a volta de Geromel. Se o capitão da conquista no jogo de 2017 não significa todas as soluções na zaga, já é um alívio, esperando apenas a recomposição da dupla com Kannemann.
Com o Grêmio não sendo nem sombra do time campeão daquela Libertadores, não se espere também do Lanús a repetição daquilo que se via quando ele, entre outros, eliminou o River Plate para chegar às finais. Os argentinos fazem uma campanha medíocre no atual certame nacional depois de não terem mostrado muito no do ano passado. Ainda assim, eles são perigosos pelo simples fato de jogarem em casa e terem resquícios de já terem decidido e perdido para os gremistas.
Começa a ser jogado um mata-mata indireto na busca da única vaga do grupo para a fase eliminatória da Sul-Americana. Há perigo, sim, para o Grêmio. Na atual fase, e não por culpa do novo técnico, o time é inconfiável. De outra parte, encarar este risco e sair com um bom resultado, ainda que um empate, dará um gosto adocicado para o retorno a Porto Alegre.