O Grêmio viveu nesta longa temporada de 2020 mais uma vez a necessidade de utilizar muitos atletas além dos considerados titulares do técnico Renato Portaluppi. O chamado time alternativo precisou entrar em campo, seja na totalidade ou em partes e o treinador se viu obrigado a lançar jovens atletas em meio a momentos de críticas ou empolgação dos torcedores. Vânderson, Guilherme Guedes, Rodrigues, Ruan, Guilherme Azevedo, Isaque e Darlan foram alguns que passaram a ser familiares nas escalações tricolores. Há, porém, um jovem que muito apareceu em concentrações, bancos de reservas e até na lista da Libertadores, mas que teve pouquíssimas oportunidades. Lucas Araújo chega a ser um mistério tricolor.
Com 21 anos, nove deles no Grêmio, o volante cearense de 1,78m e cujo contrato vai até 2024 não é alguém desconhecido de Renato, pelo contrário. O treinador o chamou no início de 2020 para o elenco principal e chegou a dar mostras de uma preparação para oportunidades como as dadas a Darlan no setor. A definição do técnico para Lucas em janeiro do ano passado foi:
Chegou a se falar em mais um produto da "fábrica tricolor" da qual saíram Wallace, Arthur, Jaílson e Matheus Henrique. Mais de um ano depois, Lucas Araújo treinou bastante, muitas vezes esteve no banco, mas não jogou mais do que 15 minutos, contando os acréscimos, somadas as duas únicas entradas na equipe, nos finais das partidas contra o Pelotas, no Gauchão, e Universidad Católica, na Libertadores, em março e setembro, respectivamente. Neste meio tempo houve, e segue havendo, carência de jogadores na posição, o que justificaria pelo menos um teste mais consistente de quem mereceu comentários tão positivos do comandante.
Ao que tudo indica, contra o Bragantino nesta quinta-feira (25), novamente o garoto ficará na reserva de um time que não deve apresentar um primeiro volante específico, exatamente a sua especialidade. Lucas Araújo incrivelmente é um desconhecido da torcida tricolor, mesmo que seu nome tenha sido repetido em muitos jogos quando da leitura da escalação e dos suplentes. Uma opinião sobre ele? Fica a de Renato que não estará em Bragança e que há um ano o elogiou, mas que jamais o fez começar uma partida.