As categorias de base do Grêmio têm ganhado cada vez mais destaque pelos jogadores revelados nos últimos anos. De goleiro a centroavante, o Tricolor volta cada vez mais as suas atenções para os talentos formados em casa. Finalizando a série de matérias iniciada na última segunda-feira (6), contamos a história de mais um atleta que pode surgir na equipe profissional logo na sequência.
Gabriel Henrique Lima Santos, mais conhecido como Gazão, tem 18 anos, é volante e está no Grêmio desde 2012. Aos 19 anos, teve, recentemente, o seu contrato renovado com o Tricolor até o fim de 2022.
O garoto foi um dos inúmeros destaques que a equipe vice-campeã da Copa São Paulo rendeu aos gremistas. Além do futebol, o menino ficou marcado quando tentou impedir por duas vezes a expulsão do companheiro Alisson Callegari na decisão contra o Inter.
A primeira, ao solicitar que ele saísse do alambrado na comemoração do gol. A segunda, tentando assumir a culpa pelo ato com a arbitragem. Ele é considerado dentro do clube como um menino de personalidade e que se encaixa no perfil de volantes formados ultimamente no Tricolor.
— É um perfil que o time vem usando bastante. Tem técnica, faz o jogo andar, joga com a cabeça em pé. Bate bem de fora da área e marca com eficácia. Em pouco tempo, vai estar no profissional — afirma Wagner Gonçalves, coordenador técnico da base do Grêmio.
No período dentro do clube, Gazão foi emprestado para o Juventude até após o término da Copa São Paulo de 2019, quando retornou ao Tricolor. Quem o acompanhava desde antes diz que o volante obteve maturidade Caxias do Sul.
— Considero ele com a característica do Maicon. Tem muita mobilidade. Agora, precisa de minutagem para adquirir confiança e dar sequência na progressão da carreira — salienta Guilherme Bossle, técnico do sub-19 do Grêmio que comandou a equipe na Copa São Paulo.
Apesar de ser muito técnico e ter qualidade no passe, o entendimento dentro do clube é que Gazão não seja parecido com Arthur e Matheus Henrique, mais condutores de bola, mas que tenha semelhança com Walace, não pelo porte, mas pela força física.