Está tudo pronto em Montevidéu para a apresentação de D'Alessandro como novo jogador do Nacional. O clube uruguaio já havia anunciado oficialmente a contratação do jogador, mas houve a necessidade de ele cumprir um período de quarentena, exigência da legislação sanitária do país em tempos de pandemia.
Passado este período, veio nesta quinta-feira (11) o resultado do exame final para o meia. Seu teste para covid-19 foi negativo e o o próprio Nacional fez questão de anunciar em suas redes sociais, já antecipando que a qualquer momento acontecerá, com pompa e circunstância, a apresentação do argentino.
A empolgação dos uruguaios com a chegada de D'Alessandro é plenamente justificada. Embora com quase 40 anos, que serão completados no próximo dia 15 de abril, o jogador é uma personalidade do futebol sul-americano e ainda mostra capacidade de dar contribuição técnica à sua nova equipe. Não só os torcedores do Nacional, mas os desportistas de um modo geral no país cultuam muito figuras consagradas e mantêm profunda relação com os vizinhos Argentina e Brasil.
O Uruguai é a terra do concurso que elege há décadas o Rei da América através do jornal El País. no qual o ex-meia do Inter já foi premiado. A origem de sucesso no River Plate e a passagem vitoriosa pelo Beira-Rio são totalmente familiares aos novos fãs do ídolo colorado.
Estágio provável para uma preparação para se tornar técnico ou executivo de futebol, a passagem de D'Alessandro no Nacional vem sendo extremamente valorizada pela imprensa do Uruguai, mesmo que a previsão de estreia no time se mostre distante. Os torcedores vão precisar esperar um bom tempo para vê-lo em campo em um compromisso oficial porque ele não pode jogar no atual campeonato uruguaio, cujas últimas rodadas e a decisão acontecerão apenas no início de abril.
O clube deve se classificar para a fase de grupos da Libertadores, que começará poucos dias depois. Aí sim, haverá uma estreia em partidas oficiais. Não conquistando esta vaga, D'Ale só atuará numa partida oficial em maio, no certame uruguaio de 2021/ 2022. É possível a realização de um amistoso festivo em março para a apresentação do argentino no campo do Parque Central.