O meia colorado Andrés D'Alessandro foi eleito o melhor jogador em atividade na América, em votação organizada pelo jornal uruguaio El País. A escolha contou com a participação de jornalistas de todo o continente.
D'Alessandro venceu o duelo com o compatriota Verón, do Estudiantes, por 61 votos a 51. O brasileiro Neymar, do Santos, ficou em terceiro lugar, com 47 votos. Outro jogador colorado, Giuliano, recebeu 24 votos e ficou em 10º lugar.
O "Rei da América", como é chamado pelo jornal, disputou o título em outras oportunidades. Em 2001, quando defendia o River Plate, ficou em 11º. Em 2002, obteve a 4ª posição. Seis anos depois, contratado pelo Internacional, voltou a marcar presença na lista, garantindo a 4ª colocação.
Entre os técnicos, o mais votado foi Oscar Tabárez, da seleção uruguaia, com 55 votos. Celso Roth, do Inter, e Muricy Ramalho, do Fluminense, foram os treinadores brasileiros melhor classificados na eleição. Roth recebeu 20 votos e ficou em sexto lugar, seguido por Muricy, que ficou em sétimo com 19 votos.
Esta foi a 25ª edição da tradicional eleição promovida pelo El País. Ao todo, 179 jogadores foram votados pelos jornalistas.