D'Alessandro jogará no Uruguai em 2021. Quatro dias depois de ter seu contrato com o Inter encerrado, o meia argentino foi oficializado como novo reforço do Nacional-URU.
O anúncio foi realizado por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do clube uruguaio, na tarde desta segunda-feira (4). Nas imagens, o ídolo colorado lê uma carta para os torcedores "bolso", como são chamados:
— Há alguns dias, terminei uma das passagens mais importantes da minha vida depois de 12 anos no Brasil. Agora, a história deve seguir. Minha história deve seguir. É hora de virar a página. Hoje, posso dizer que encontrei meu novo desafio. Sabia que teria de estar em um clube igualmente cheio de glórias. E assim será: em 2021, serei jogador do Club Nacional de Fútbol. Para um desportista, o Nacional tem tudo: três títulos da América e do mundo, mais de 100 anos de vida e o estádio onde começou a história dos Mundiais. Além disso, uma torcida fantástica. Este será meu novo capítulo. Cumprirei outro sonho profissional. E darei tudo de mim, com respeito, compromisso e dedicação, para fazer ainda maior o Decano do futebol uruguaio. Não vejo a hora de chegar, botar a camiseta e sair a defender o Nacional. Nos vemos logo! Um abraço, Andrés Nicolás D'Alessandro — diz o argentino.
D'Alessandro terá a sua primeira passagem pelo futebol uruguaio. Ele atuou por River Plate, Wolfsburg, Portsmouth, Zaragoza e San Lorenzo antes de chegar ao Inter, em 2008. Desde então, ainda teve um período de empréstimo ao River entre 2016 e o começo de 2017.