Uma coisa é consenso no Beira-Rio: William Pottker já não tem mais o que dar ao Inter. Por mais que o atacante que já foi artilheiro do Brasileirão e craque do campeonato Paulista se esforce, o rendimento não consegue ser parecido com o dos tempos de Ponte Preta. Há desgaste com a torcida e nem a compreensão do treinador muda seu desempenho. O atleta não merece o sofrimento de tentar, tentar e não produzir. É a hora ideal para novos ares e o Cruzeiro, ainda que na segunda divisão, mas com o comando de Luiz Felipe Scolari, passa a ser uma boa saída.
O que surge para o Inter, porém, é algo melhor do que a simples saída de um jogador que rende pouco. A busca colorada pelo jovem Maurício, titular e principal figura da seleção brasileira sub-20, é uma pedida altamente acertada para fechar a negociação. Por mais que o clube mineiro peça uma quantia em dinheiro numa troca ou que os colorados tenham de pagar parte do salário de Pottker por algum tempo, valem muito as tentativas que, ao que parecem, podem ter definição nos próximos dias.
Maurício tem 19 anos, é meia/atacante, e se mostrou o melhor jogador do time comandado por André Jardine nos dois amistosos diante do time sub-23 do Corinthians e da equipe principal Ituano. Nesses jogos, apresentou algo que os cruzeirenses destacam em suas participações no time principal durante o certame mineiro e mesmo na série B: a capacidade de articular e marcar gols.
O simples fato de ser destaque numa seleção de base já faz com que qualquer atleta vire bom investimento. São raros os negócios que acontecem entre clubes brasileiros com esse tipo de jogador. O caminho direto é a Europa. A séria crise do Cruzeiro certamente contou para que ele se desfizesse do garoto. O Inter apenas não deixou o cavalo passar encilhado.
Como em toda a contratação existe risco. Quando se trata de um jovem, mais ainda. William Pottker é o exemplo. Chegou com grandes credenciais e não foi bem no Inter. Há, entretanto, a necessidade de ousar. Os colorados ousaram e podem estar fazendo um negocião com um reforço que talvez possa ser utilizado imediatamente, especialmente porque o time precisa de alguém no setor de meio e que possa cair pelo lado direito. Menos do que seu antecessor dificilmente ele vai jogar.