O volante Arthur acabou se escapando do maior fracasso do futebol mundial em 2020. Ao deixar o Barcelona antes do final da Liga dos Campeões, o ex-jogador do Grêmio não participou da derrota vexatória dos catalães de 8 a 2 para o Bayern de Munique. Isto, no entanto, não apagou a desconfiança sob a qual seu futebol encerrou a temporada europeia de 2019/2020.
Para piorar, envolveu-se na semana passada num acidante de trânsito na Espanha no qual foi constatado que estava alcoolizado. Na Itália, ele chegará como titularíssimo no clube que agora tem Andrea Pirlo como técnico, mas sua vida futura na Seleção Brasileira começa a estar ameaçada.
Embora tenha sido substituído contra o Bayern na semifinal da Liga dos Campeões, o meio-campista Bruno Guimarães, do Lyon, é titular da equipe francesa, foi importante na excelente campanha na maior competição de clubes da Europa e vive um grande momento. Sob os olhos da CBF e da comissão técnica da seleção, ele já estava com excelente conceito depois da participação no Torneio Pré-Olímpico da Colômbia em janeiro. De lá para cá, o ex-meio-campista do Athletico-PR só evoluiu.
Como meio-campista do clube paranaense, Bruno Guimarães atuava um pouco mais avançado em relação ao que faz Arthur na Seleção Brasileira, mas no time olímpico passou a jogar junto com o gremista Matheus Henrique mais recuado. Com atividade mais ofensiva, Bruno foi destaque na conquista da Copa do Brasil, inclusive fazendo o gol da vitória no jogo final disputado em Curitiba contra o Inter. Como Tite tem Casemiro como seu primeiro volante, o poder de criação e finalização de Bruno Guimarães pode fazer com que ele seja colocado como Paulinho aparecia nas eliminatórias da Copa da Rússia.
O fraco desempenho técnico de Arthur dentro de campo, sua dificuldades para ter sequência em função de seguidas lesões e as agitações fora das quatro linhas estão em permanente observação por parte da comissão técnica da Seleção Brasileira. O que vitimou jogadores como Luan no passado pode se abater agora sobre seu ex-companheiro. Vai ser decisiva sua arrancada na Juve porque na França, em Lyon, Bruno Guimarães está pronto para sua maior chance com a camisa canarinho.