A possibilidade de Alexandre Pato voltar ao Inter se deve a uma emergência, após a perda de Paolo Guerrero. Nunca passou pela cabeça da atual diretoria ou da comissão técnica buscá-lo em uma situação normal. Por tudo isso, há uma necessidade de decisão que é importantíssima e urgente, com argumentos prós e contras. Vejamos:
Por que contratar Alexandre Pato?
1) Prestes a completar 31 anos, ele pode retornar ao Inter, seu clube de origem, para reconstruir sua imagem como jogador de futebol, tomando isto como uma questão pessoal e redobrando a motivação.
2) Mesmo não sendo o mesmo jogador que deixou o Beira-Rio em 2007, hoje está mais experiente e ainda mantém características como a alta técnica e o bom desempenho na bola aérea. Jogando posicionado, não obrigaria Eduardo Coudet a alterar o esquema usado com Guerrero
3) Terá apoio do torcedor como remanescente do time campeão mundial e não gerará contestações se colocado imediatamente na equipe titular
Por que não contratar Alexandre Pato?
1) O salário do jogador é de aproximadamente R$ 700 mil no São Paulo, algo de difícil administração no atual momento financeiro colorado para a contratação de alguém em má fase.
2) O histórico de lesões de Pato o prejudicou durante praticamente toda a carreira e, desde sua volta ao Brasil, o impediu de ter uma sequência de jogos.
3) Há uma nítida crise técnica a ser superada, bem como são constantes as queixas ao longo do tempo quanto ao comprometimento do jogador com suas equipes. São recorrentes os comentários sobre "desinteresse na carreira"
A eventual contratação do hoje "trintão" e que surgiu há 14 anos como "novo fenômeno" é que responderá estas questões.