É uma grande notícia para o Gauchão que a decisão se dê, como previsto em regulamento, em duas partidas. O jogo único que chegou a ser previsto seria um remendo numa competição que, embora as maiores dificuldades da história, cumpriu integralmente sua tabela. Há também uma questão técnica e uma partida apenas cria um equilíbrio nem sempre real. Não chega a haver vantagem adquirida, mas a manutenção do estabelecido reforça a maior condição de o Grêmio de ser campeão.
No primeiro turno, com uma partida na decisão, o Caxias não deixou dúvidas e passou com todo o merecimento pelo Grêmio. Normalmente é o melhor momento dos clubes que começam a trabalhar antes para o Gauchão. Agora é diferente. A volta da parada forçada trouxe a tradicional supremacia da dupla Gre-Nal com o Grêmio permanecendo invicto e acumulando dois triunfos em clássicos. Do lado caxiense, o desempenho não foi o mesmo e até derrota em Ca-Ju aconteceu. Aquilo que é a regra gaúcha dos grandes da Capital serem favoritos contra os grandes do Interior está acentuado.
A chance caxiense em um jogo apenas, na teoria, seria maior contra um Grêmio embalado. A ida e volta com o segundo jogo na Arena, não é por nada que sempre foi defendida por Renato e pelos dirigentes tricolores. Neste ponto, aliás, surpreendeu uma primeira posição radical do Caxias querendo duas partidas, algo que parece ter sido reconsiderado na reunião dessa quinta-feira (6). A equipe da Serra terá de buscar na própria história elementos motivadores e estratégicos para ganhar o título. Foi em condições semelhantes que, comandado por Tite, o clube superou de maneira inapelável um time gremista de galáticos que também carregava favoritismo em 2000.
Como favorito não significa campeão e o primeiro turno provou isto, vamos esperar as duas partidas. O equilíbrio técnico está preservado. Chegaram à decisão os melhores do campeonato. Se o Grêmio está mais perto da taça, terá de confirmar em campo. Se der Caxias, estaremos diante de uma façanha, mais um elemento para reforçar a história deste Gauchão já cheio de ineditismos.