As atletas da Colômbia receberão uma recepção à altura na chegada ao seu país após a disputa na Copa do Mundo Feminina. A Federação Colombiana prepara um evento especial, em Bogotá, para que os torcedores possam saudar ao grupo, após uma participação histórica.
O evento será realizado nesta terça-feira (15), na Movistar Arena, com capacidade para 14 mil pessoas, localizada em Bogotá. A cerimônia, marcada para às 17h (horário local), terá também a presença de membros da federação local e de patrocinadores. A entrada será gratuita ao público.
O reconhecimento feito é mais que merecido. Desde a fase de grupos, "Las Cafeteras" chamaram a atenção. Na mesma chave com a bicampeã Alemanha, a seleção garantiu a primeira colocação do grupo, com 66% de aproveitamento. Venceram as próprias alemãs, que se quer classificaram aos matas.
Nas oitavas de final, passou pela Jamaica com um placar simples. As jamaicanas ficaram marcadas na lembrança dos torcedores brasileiros por protagonizarem o empate em 0 a 0, que decretou a eliminação da Seleção Brasileira.
Nas quartas, enfrentou a Inglaterra, atual campeã europeia. Saiu na frente, mas acabou levando a virada, por 2 a 1. No entanto, a eliminação apagou em nada a campanha histórica. Em três participações, foi a primeira vez em que chegou até esta fase.
Além disso, com as quedas precoces do Brasil e Argentina na fase de grupos foi a seleção sul-americana de melhor desempenho no Mundial da Austrália e Nova Zelândia.
Além da iniciativa pelos festejos, é necessário que a Federação Colombiana tome uma lição sobre a necessidade de investimento na própria seleção e no desenvolvimento da liga local. Vale lembrar que, no ano passado, quando sediou a Copa América, as atletas fizeram protestos contra o cenário no país. Naquele momento, não havia a confirmação de que o campeonato profissional seria realizado no segundo semestre.
Linda Caicedo, aos 18 anos, é uma das principais revelações do futebol feminino, vinda da Colômbia. Não se pode conceber que tantos outros talentos possam ser perdidos.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.