Antes do jogo, já no gramado, Sergio Rochet conversou ao pé do ouvido com os 10 companheiros de time que iniciaram o jogo contra o Juventude no Beira-Rio. Um gesto de um líder, que tratou a partida como especial, uma vez que estava voltando a jogar três meses depois. Na disputa por pênaltis, ele pegou uma cobrança que dava a vantagem ao Colorado, mas Mercado e Robert Renan erraram e a noite especial virou um furacão após a eliminação. No vestiário, o uruguaio tomou à frente e foi o mais forte na cobrança a Robert Renan.
Recebi alguns relatos de pessoas que estavam no vestiário, que me garantiram que o “bicho pegou” forte pra cima do jovem zagueiro. Rochet precisou ser contido por outros jogadores, o que evitou agressão física. Houve cobrança em tom elevado por parte do capitão, Alan Patrick, que até hoje não fala com Robert.
O ambiente está pesado. Os mais jovens, que se unem a Maurício e Robert Renan, não aceitam as cobranças dos mais “cascudos”, por não se acharem os únicos responsáveis pela eliminação. Não há brincadeiras e clima de descontração, passados três dias do jogo da desclassificação.
Aos poucos, Coudet está retomando a rotina de treinos visando a sequência da temporada. Sanguíneo, o argentino sabe que esse ambiente de cobrança interna é bom, mas trabalha para que as relações entre os jogadores não atrapalhe o desempenho do time.
A direção acompanha tudo de perto, gostou das cobranças entre jogadores, mas não deve punir Maurício, pela expulsão, e Robert Renan, por displicência na cobrança de pênalti.
Entretanto, Robert não deverá receber oportunidades nos próximos jogos. Na hierarquia dos zagueiros, ele já tinha perdido a vaga de primeiro reserva do setor para Igor Gomes, que não jogou contra o Juventude por conta de uma lesão. Já recuperado, Igor deverá ser a opção para o duelo contra o Belgrano.
O ambiente de tensão mostra que ninguém gostou de perder e que não estão acomodados com o fracasso. Acabou o oba-oba criado após as 10 vitórias consecutivas, embalado por elogios da imprensa e torcida. Que se entendam lá dentro. Temos grupo e um trabalho sério feito pela comissão técnica, além de uma torcida que está machucada, mas que em breve estará apoiando, como sempre.