Um prédio em chamas não desmorona em uma hora e meia. A frase foi repetida por especialistas que participaram do combate ao fogo no edifício da Secretaria de Segurança do RS, um prédio antigo e sem estrutura para combater incêndios da forma correta.
Por isso, os bombeiros desaparecidos entraram. Porque sabiam, é bom repetir, que prédios em chamas não colapsam tão rapidamente. Perícias serão realizadas, mas o desmoronamento impedirá que se saiba, com detalhes, que mudanças foram feitas no interior do imóvel nas últimas décadas, se todas as vigas de sustentação estavam preservadas, qual era o peso em cada andar, onde estavam os puxadinhos. Quando a estrutura veio abaixo, não houve resistência. Parecia um castelo de cartas.
— Um acidente é precedido de vários incidentes — declarou um profissional com grande experiência em combate ao fogo. A frase indica que a destruição da semana passada, que inclui vidas humanas, foi o desfecho de um longo enredo, marcado pela imprevidência e pela omissão.
Se conseguirmos descobrir porque o prédio caiu, conseguiremos evitar que outros caiam.