O Exército irá homenagear o atual reitor da UFRGS, Rui Oppermann. A Medalha do Exército Brasileiro será entregue na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, no quartel-general do Comando Militar do Sul pelo general Valerio Stumpf, comandante militar do Sul.
Esse tipo de reconhecimento se destina a "distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros e estrangeiros (...) que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro".
Oppermann disputou recentemente a reeleição para o cargo de reitor. De acordo com os critérios estabelecidos, ficou em primeiro lugar na lista tríplice enviada ao presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores, porém, se trava uma disputa entre os defensores de seu nome e o do terceiro colocado, professor Carlos Bulhões, que seria mais alinhado com as ideias bolsonaristas. No contexto da campanha, Oppermann enfrenta acusações de defender ideias radicais de esquerda, o que rejeita, afirmando a sua capacidade de diálogo e interação com amplos setores da sociedade.