Um novo capítulo começa na busca por supostos túneis nazistas em Ibirubá, no norte do Estado. Às 9h desta terça-feira, uma broca de um metro de diâmetro será utilizada para a retomada das escavações, coordenadas pelo secretário de Obras Vanderlei Santos de Souza e por Henrique Antonio Hentges, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
De acordo com Henrique, as escavações dos últimos meses encontraram, quatro metros abaixo da terra, uma parede de material e origem desconhecidos. Os pontos que estão sendo investigados foram selecionados de acordo com um estudo que identificou anomalias no subsolo. Este, porém, foi inconclusivo quanto à presença de túneis.
– Agora, vamos perfurar em outro lugar, também no centro da cidade. Será na Rua Flores da Cunha, um dos pontos que haviam sido marcados no estudo com georradares –afirma Henrique.
Há alguns meses, o jornalista Clóvis Messerschimdt investigou o mistério que corre há pelo menos seis décadas entre os moradores da região. Segundo ele, a cidade abrigou nazistas fugidos da Europa e serviu de rota para criminosos de guerra que mais tarde se estabeleceram, com identidades falsas, na Argentina e no Chile.