Pedir uma corrida e deixar o motorista aguardando por muito tempo pode pesar no bolso do passageiro a partir de agora. Em abril, a Uber fez mudanças e passou a cobrar dos usuários o período de espera dos condutores.
Os dois primeiros minutos são gratuitos. Mas a partir daí uma taxa de tempo de espera– por minuto– começa a ser cobrada depois de o motorista chegar ao seu local de partida. O valor máximo é limitado em cada categoria (R$ 7 na categoria Uber X em Porto Alegre, por exemplo).
No aplicativo da Uber, a cobrança fica registrada no recibo de cada viagem. Para conferir, basta acessar a aba "Suas Viagens", clicar no trecho percorrido e depois em "Recibo".
A empresa também fez mudanças na política de cancelamento de viagens. Antigamente a quantia cobrada era fixa, mas agora o valor também é proporcional ao tempo e distância investidos pelos condutores.
O novo modelo também detecta se o motorista parceiro não está se dirigindo ao local de partida do usuário para, nesse caso, não aplicar a taxa de cancelamento.
Se o usuário não concordar com alguma cobrança, pode pedir ajuda e solicitar esclarecimentos pelo próprio aplicativo da Uber ou pelo site uber.com/ajuda.