Inaugurada em 2013 a pista de atletismo do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, apresenta diversas rachaduras. O local recebe cerca de 3 mil pessoas por dia. Para a construção, recebeu mais de R$ 1 milhão de uma parceria entre Estado e Ministério do Esporte.
O diretor do espaço, Ernani De Lorenzi Campelo, no entanto, diz que não há nenhuma avaria. Segundo ele, o Cete segue à risca as regras de utilização que constam no certificado da pista, emitido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.
– Temos que ter um controle rígido sobre o uso da pista, e disso que não abro mão. O fechamento da pista em dias de chuva e o descanso de 48h sem utilização por semana são fundamentais para que ela dure tanto quanto pode durar – pondera Campelo.
Atleta profissional é impedido de utilizar o local
Ao chegar no Cete, na manhã desta terça-feira (5), o atleta profissional Guilherme Kurtz encontrou a pista de corrida fechada. Em vídeo enviado à coluna, Kurtz reclama das explicações recebidas. Para ele, a chuva dos últimos dias não seria motivo suficiente para impedir o público de utilizar o local, assim como os funcionários justificaram. O esportista diz que falta manutenção.
O treino que Kurtz teria feito na manhã desta terça seria parte da preparação para correr a prova do Troféu Brasileiro de Atletismo, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro. Medalhista dos Jogos Pan-Americanos Universitários – FISU America Games 2018 –, ele está entre os 12 melhores no ranking da América do Sul.