A capital gaúcha terá uma escola de circo.
O curso de extensão em Gestão de Artes Circenses é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Conselho Estadual de Cultura. As aulas serão gratuitas.
Serão ofertadas 30 vagas e o ingresso se dará por análise de currículo e carta de intenção. A previsão de início é agosto deste ano, com término em junho de 2019.
O curso é destinado a trabalhadores das artes circenses, das artes cênicas, produtores culturais ou qualquer pessoa que tenha interesse na área. Não é necessário ter experiência prévia, os únicos requisitos para o ingresso serão ter 18 anos ou mais e ser alfabetizado.
As disciplinas ainda não foram divulgadas, mas o edital recém lançado prevê o desenvolvimento de algumas habilidades, como gestão financeira e administrativa nas artes circenses, segurança do trabalho, elementos estruturais da engenharia circense, legislação e desenvolvimento de projetos para captação de recursos.
As aulas serão realizadas no turno da noite, dentro do IFRS - Campus Porto Alegre, com encontros três vezes por semana, às segundas, terças e quartas-feiras. A carga horária total prevista será de 332 horas, distribuídas em dois semestres.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de julho e podem ser feitas no andar Térreo-Torre Norte do prédio do Campus Porto Alegre do IFRS, no horário das 10h às 12h e das 14h às 17h.