Foi, sem dúvida, uma visita ilustre.
O desembarque da princesa imperial do Brasil, Isabel de Bragança e Bourbon, em Porto Alegre, em 1885, quatro anos antes da proclamação da República, marcou época.
Tão logo se acomodou a realeza pediu que lhe fizessem um tradicional churrasco. De acordo com arquivos históricos, ela gostou muito do preparo e da comida. Divertiu-se com o assador, que estava vestido a caráter, com botas, chilenas, bombachas, poncho e adaga na cintura.
Como recordação, a soberana deixou sua assinatura em uma foto da cidade. A imagem pode ser vista, assim como a história, no livro “Tradição e Arte em Receber”, que narra a história da hotelaria e da gastronomia no Rio Grande do Sul.
O livro será lançado pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, na terça-feira, 17 de julho, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul.
O lançamento marca a abertura da exposição que retrata o tema, apresentando vestuários antigos de passeio das décadas de 1920, 1940 e 1960, uniformes de trabalho dos setores de gastronomia e hotelaria, além de diversas outras curiosidades e materiais históricos.
Visitação da exposição: de 18 de julho a 26 de agosto.
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos das 13h às 17h.
Local: Memorial do Rio Grande do Sul.
A entrada é gratuita.