Pedagoga e doutora em Educação, Cris Vieira coordena um projeto que ensina os pais a lidar com a tecnologia na infância. Professora universitária por 20 anos, recentemente fundou a Code - Escola de Inteligências Livres, um espaço de educação disruptivo que pretende trabalhar com temas relacionados à primeira infância com especialistas, que vão desde o uso de tecnologia à alimentação familiar.
Existe idade certa para criança começar a usar equipamentos eletrônicos?
Não existe uma ideia certa. O fato é que, principalmente na primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimento importantes, como o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos e aprendizagens novas a todo o instante, além da iniciação social e afetiva. Então, é importante que ela tenha acesso a todas as formas de brincar de forma simples e interativa. Os dispositivos móveis e equipamentos eletrônicos também podem estar inseridos no universo da criança, desde que não sejam a única ou principal alternativa. No entanto, não se recomenda o uso de equipamentos eletrônicos antes dos dois anos, porque entende-se que, até esse momento, tudo o que a criança pode experienciar de forma lúdica e estabelecendo os simbolismos necessários auxilia no seu pleno desenvolvimento biopisicossocial e fortalece ainda mais os laços de afeto entre a família e seus pares.
O que os pais deveriam levar em conta - e não levam - quando emprestam o próprio celular para o filho brincar?
A faixa etária da criança e o que ela estão assistindo. Existem hoje, por exemplo, muitos youtubers famosos, mas que não têm um discurso apropriado para crianças pequenas. A mídia digital hoje tem uma série de produtos para crianças, mas é bem importante que seja respeitada a indicação da faixa etária de cada um e o tempo de acesso. As mídias digitais devem ser mais uma opção de diversão e atividade lúdica, não a única.
Quanto tempo por dia a criança deve ficar exposta a esses equipamentos eletrônicos?
O tempo varia conforme o equipamento e a faixa etária da criança. Se ela está assistindo um programa ou um filme, é importante que assista até o fim ou até que não se interesse mais. O período de atenção concentrada das crianças é pequeno e conforme elas crescem, esse tempo vai aumentando. De qualquer forma, o tempo de exposição aos equipamentos eletrônicos não deve ser maior do que o que ela interage com a família e com seus pares em outras atividades.
O que é a escola de pais?
Sempre com a curadoria de especialistas na área da infância, a Escola de Pais se caracteriza como um momento de discussão e análise de uma das fases mais importante do desenvolvimento humano. São workshops realizados uma vez por mês direcionados aos pais, responsáveis e interessados nas temáticas que envolvem a infância na atualidade. A proposta dos encontros é tratar de forma dinâmica e esclarecedora temas como uso da tecnologia, comportamento e o desenvolvimento infantil. Tudo numa perspectiva contemporânea e pensada a partir da vida no dia a dia, das rotinas e de situações reais. Em cada encontro, os participantes passam também por alguma experiência relacionada à temática.
Qual a idade ideal para a criança/adolescente ganhar um celular?
A idade varia conforme o processo de amadurecimento, autonomia e do próprio interesse e necessidade da criança. O importante é que a criança não seja "forçada" a usar um equipamento que ela ainda não demonstrou interesse. Existem muitas coisas que podemos aprender com as crianças, muito do próprio comportamento infantil nos dão dicas importantíssimas para a vida adulta. A criança é sempre bastante autêntica, expressa os sentimentos sem filtro e de forma clara e verdadeira. Iremos falar disso no terceiro módulo da escola de Pais, no dia 23/8: "O que podemos aprender com as crianças que pode ser valioso para vida adulta?". As escolhas e as reais necessidades da criança fazem parte dessas características de comportamento que podem ser importantes ferramentas no mundo adulto, por exemplo.
Qual o papel dos avós na educação digital das crianças?
Os avós têm um papel essencial na educação das crianças, pois também servem de exemplo para elas. Por isso, é importante que os valores dos pais e dos avós estejam alinhados. Quanto à tecnologia, tanto os avós como os próprios pais que ainda pertencem à era analógica às vezes sentem dificuldade de interagir com as crianças que já são nativas digitais, porque elas demonstram interesses que muitas vezes não fazem parte do universo adulto. O mais importante é que essa diferença seja reconhecida e, a partir dela, se estabeleça justamente uma relação de entendimento e de afeto.