Uma escola voltada para os pais, não para os filhos. No currículo, a permissão do uso de celular e outros equipamentos tecnológicos na primeira infância. A instituição, recém lançada em Porto Alegre, vai abordar temas diferentes a cada mês.
Em junho, a primeira aula: Criança do Século 21: suas Necessidades e seus Interesses. Os encontros ocorrerão na Code – Escola de Inteligências Livres, no bairro Rio Branco. O curso é destinado a responsáveis de crianças de zero a 12 anos.
A pedagoga doutora em Educação Cris Vieira é quem criou a iniciativa. Teve a ideia depois de escutar repetidas vezes perguntas de pais sobre o uso do celular. Para ela, é preciso encontrar o equilíbrio:
– A criança que nasce no século 21 entende o mundo de forma digital, não de forma analógica, que nem a gente. Por isso, é importante criar um lugar onde os pais que nasceram há 30 ou 20 anos possam fazer perguntas a especialistas quanto a isso.
O impacto dos smartphones e das novas tecnologias na infância e nas relações familiares vem mobilizando debates de forma crescente. A educadora ressalta que o maior exemplo dos filhos quando o assunto é tecnologia é o comportamento dos pais: "muitas vezes, os pais reclamam que os filhos só querem ficar no celular mas vivem grudados aos aparelhos". Mais informações sobre o curso e na página facebook.com/codeescola ou pelo e-mail falecomagente@code.com.