O primeiro pacote de estradas a ser oferecido à iniciativa privada pelo governo Temer tem nome e data para a publicação do edital: a RIS – Rodovia de Integração Sul terá as especificações sobre parcerias lançadas até o fim desse mês. A garantia foi dada nesta sexta-feira (15) pelo próprio governo federal. Estão no pacote:
BR–101/RS (de Torres até Osório);
BR-290/RS (a freeway, de Osório até Porto Alegre);
BR-386/RS (de Canoas até Carazinho);
BR-448/RS (de Porto Alegre até Sapucaia do Sul).
A iniciativa faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPIgerido pela Secretaria Geral da Presidência. De acordo com o secretário-executivo da pasta, o gaúcho Pablo Tatim, a concessão das rodovias por 30 anos foi priorizada pelo seu potencial estratégico.
Para o ministro Ronaldo Fonseca, "não se pode pensar mais em infraestrutura no país sem a parceria da iniciativa privada". A tarifa básica de pedágio prevista para cada praça é de R$ 7,48.
Fonseca e Tatim têm agenda na manhã desta sexta-feira (15) com o prefeito da Capital, Nelson Marchezan. Na pauta, a viabilização do Centro de Convenções e Eventos do Rio Grande do Sul. A visita foi articulada pelo deputado federal e ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.