De ponta 1
Uma pesquisa gaúcha está ganhando repercussão mundial. Publicado inicialmente pelo Jama Internal Medicine, o estudo da UFRGS desmistifica a suposta ligação entre cafeína e arritmias cardíacas.
De ponta 2
A equipe da Pós-Graduação de Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul selecionou 51 pacientes, que foram divididos em dois grupos. Ambos recebiam café descafeinado. Paralelamente, metade ingeria cápsulas de cafeína e metade, de placebo.Uma semana depois, houve a inversão entre os grupos, sem que eles ou os investigadores soubessem.
De ponta 3
Para potencializar ainda mais o estudo, todos os pacientes foram submetidos a testes de esforço máximo em esteira.O resultado foi surpreendente: não foi constatado aumento de arritmias, apesar das altas doses de cafeína ingeridas – o equivalente a cinco expressos em cinco horas. Imediatamente, os pedidos de entrevista começaram: Reuters Health, Health Day News, Healio.com e The Australian, entre outros. de ponta 4Os autores do trabalho: – Priccila Zuchinali: nutricionista; trabalho de tese de pós-graduação.– Luis Eduardo Rohde: professor da Faculdade de Medicina da UFRGS; orientador; especialista em insuficiência cardíaca. – Leandro Ioschpe Zimerman: professor da Faculdade de Medicina da UFRGS; coorientador; especialista em arritmias cardíacas.Demais autores: Gabriela Souza, Maurício Pimentel, Diego Chemelo, André Zimerman, Vanessa Giaretta, Joyce Salamoni, Bianca Fracasso.
Cabeção quente
Manchete do jornal Clarín, de Buenos Aires: D’Alessandro, mais polêmica do que jogo.O periódico portenho critica o craque, que estaria demonstrando nervosismo demais nos últimos meses."Essas atitudes o afastam da bola", diz o artigo.
Bem necessário
Paz e liberdade no cotidiano: a sabedoria do silêncio. O minicurso será ministrado por Nelson Morroni, que fez um retiro de três anos e três meses, sob orientação do Lama Padma Samten. É no dia 29 de outubro, sábado, das 10h às 17h30min. Informações: eventos@cebb.org.br
Caindo de maduro
Se as reservas de carvão gaúchas ficassem em São Paulo, o Brasil já seria, há horas, a pátria das usinas termelétricas.
Ponto cego
Pergunta de um atento especialista em segurança: "Para que bloqueador de sinal no presídio de Canoas se não pode entrar celular na cadeia?". Ele tem razão. A exigência é mais um atestado de incompetência do sistema.
Linha de chegada
Usain Bolt anunciou: irá se aposentar das pistas no ano que vem. Sua última competição será o Mundial de Londres, entre 5 e 13 de agosto.